Mundo

Terremoto nas Filipinas deixa 72 mortos e milhares de desabrigados

O número de mortos no terremoto que atingiu as Filipinas na terça-feira subiu para 72, informaram nesta quinta-feira (2) os serviços de emergência, que agora concentram esforços em atender centenas de feridos e milhares de desabrigados.

Equipes de resgate relataram ter retirado dos escombros de um hotel na cidade de Bogo, próxima ao epicentro, os corpos de uma mulher e uma criança. Na quarta-feira (1º), outra vítima já havia sido localizada no mesmo local, segundo a agência France-Presse. O balanço anterior apontava 69 mortos.

O terremoto, de magnitude 6,9, teve epicentro no mar, próximo à ilha de Cebu, no centro do arquipélago, às 21h59 de terça (hora local). Desde então, mais de 300 réplicas foram registradas, dificultando os trabalhos de resgate, segundo o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia.

O governo informou que 294 pessoas ficaram feridas e cerca de 20 mil tiveram que deixar suas casas. Quase 600 residências foram destruídas no norte da ilha de Cebu, obrigando parte da população a dormir ao ar livre.

A governadora da província, Pamela Baricuatro, pediu doações de água potável, alimentos, roupas e abrigo para as famílias afetadas. “Muitas casas foram destruídas e muitas famílias precisam de ajuda para se reerguer. Elas precisam da nossa ajuda, das nossas orações e do nosso apoio”, escreveu no Facebook.

O presidente Ferdinand Marcos Jr. visitou Cebu nesta quinta-feira para avaliar os danos e coordenar a assistência. Ele apresentou condolências às famílias das vítimas e prometeu apoio rápido aos atingidos.

Segundo a Defesa Civil de Cebu, mais de 110 mil pessoas em 42 comunidades precisam de auxílio, sobretudo para reconstruir moradias e retomar meios de subsistência.

O desastre ocorre dias após a passagem da tempestade Bualoi e do tufão Ragasa, que já haviam deixado cerca de 40 mortos no país.

As Filipinas estão entre os países mais vulneráveis a desastres naturais. Localizado no chamado “Anel de Fogo” do Pacífico, o arquipélago sofre constantemente com terremotos e erupções vulcânicas, além de ser atingido, em média, por 20 tufões e tempestades por ano.

Abalo sísmico de magnitude 6,9 deixou mais de 60 mortos no país e provocou pânico durante desfile em Manila; organização do concurso garantiu que todas as candidatas estão em segurança.

Notícias ao Minuto | 09:00 – 01/10/2025

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Presidente-executivo da Nvidia diz que não há discussão sobre venda do chip Blackwell à China

Embora tenha havido especulações na semana passada de que as negociações entre...

Mundo

Por que o suéter de Freddy Krueger é vermelho e verde? Ciência explica

Conforme o site Screen Rant, a explicação para a escolha da fantasia...

Mundo

Novo ataque aéreo dos EUA contra um navio faz três mortos no Caribe

Os Estados Unidos realizaram um novo ataque aéreo no mar do Caribe...

Mundo

sam altman openai substituicao por ia

Em meio à IA, Altman acha que jornalismo deve ser valorizado. Apesar...