Mundo

Fenômeno com 6 planetas alinhados poderá ser visto no Brasil; veja quando

A melhor data varia de acordo com a localização geográfica? Não. Um alinhamento planetário depende da posição da Terra na sua órbita em torno do Sol e das posições dos demais planetas. A localização geográfica do observador é indiferente. O melhor dia será 28 de fevereiro, mas entre 25 e o início de março será fácil ver mais de um planeta a oeste.

E o melhor horário? Imediatamente após o pôr do Sol, olhando para a direção oeste, a mesma em que o Sol se põe. “Obviamente, para que a observação seja possível, o horizonte oeste do observador deve ser desimpedido, sem prédios, árvores ou morros que impeçam a visualização do céu. E só é possível com o céu limpo, sem nuvens”, afirma o professor.

Na prática será fácil identificar Vênus e Saturno bem próximos ao Sol e Júpiter, um pouco mais afastado para o norte. Mercúrio estará bem perto do Sol, mas como é muito fraco, só um observador treinado conseguirá identificar. Já Urano e Netuno não são visíveis a olho nu, só é possível observá-los com um binóculo ou telescópio amador. Roberto Costa

Como o fenômeno funciona. Os planetas do sistema solar orbitam o Sol quase num mesmo plano, como se estivessem sobre uma mesa. E eles têm períodos orbitais bem diferentes: a Terra, por exemplo, dá uma volta em torno do Sol por ano; Marte leva cerca de 2 anos, Júpiter leva 12, e os mais distantes, mais ainda. “Em função desta característica, eventualmente nós daqui da Terra vemos alguns deles próximos uns dos outros no céu”, esclarece Roberto Costa.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Diretor do Instagram nega que rede causa vício e fala em ‘uso problemático’

“Proteger os menores a longo prazo é bom até mesmo para os...

Mundo

Governo exige que X adote medidas contra conteúdo sexual gerado com IA

As instituições apresentaram prazo de cinco dias à plataforma para cumprir a...

Mundo

Asteroide pode colidir com a Lua e provocar fenômeno surpreendente na Terra

Por se tratar de um grande evento, uma equipe de pesquisadores liderada...

Mundo

Um ano após choque do DeepSeek, prepare-se para enxurrada de modelos chineses de IA de baixo custo

Desta vez, a DeepSeek será acompanhada por várias outras empresas no lançamento...