Mundo

Trump e Xi tiveram conversa “longa e minuciosa”: “Extremamente boa”

Trump descreveu, na rede Truth Social, a conversa como “longa e minuciosa”, indicando que foram abordados temas como comércio, defesa, Taiwan, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, a situação no Irã e também as compras chinesas de petróleo e gás dos Estados Unidos.

O presidente norte-americano afirmou ainda que discutiu com Xi Jinping uma visita oficial à China em abril e o plano de Pequim para aumentar a compra de produtos agrícolas dos EUA, incluindo um acréscimo de 20 milhões de toneladas de soja na atual safra.

O plano mantém o compromisso da China de importar 25 milhões de toneladas anuais dessa leguminosa, vital para os agricultores do Meio-Oeste norte-americano, até 2028.

A mídia estatal chinesa informou que Xi disse a Trump que as diferenças bilaterais podem ser resolvidas por meio do “respeito mútuo”.

“Ao abordar as questões uma a uma e construir gradualmente a confiança mútua, podemos preparar um caminho adequado para a coexistência de nossos dois países”, afirmou Xi, citado pela agência estatal Xinhua.

O líder chinês acrescentou esperar que 2026 seja um ano de avanços no respeito mútuo, na coexistência pacífica e na cooperação vantajosa entre China e Estados Unidos como grandes potências.

Xi Jinping também advertiu Trump de que os Estados Unidos devem “agir com cautela” em relação à venda de armas para Taiwan.

“A questão de Taiwan é o tema mais importante nas relações China–EUA. Taiwan faz parte do território chinês. A China deve defender sua soberania e integridade territorial e nunca permitirá que Taiwan se separe da China. Os Estados Unidos devem ser cautelosos na questão da venda de armas para Taiwan”, disse Xi, segundo a agência estatal chinesa Xinhua.

A ilha de Taiwan e a China continental estão politicamente separadas desde a Guerra Civil Chinesa, que terminou em 1949.

Pequim reivindica o território e afirma desejar uma “reunificação” pacífica, mas não descarta o uso da força para assumir o controle da ilha.

A ligação ocorreu no mesmo dia em que Xi Jinping realizou uma videoconferência com o presidente russo, Vladimir Putin, anunciada por Pequim horas antes.

Durante a conversa, eles discutiram a cooperação estratégica bilateral pouco antes do término, na quinta-feira, do START III, o último tratado de desarmamento nuclear ainda em vigor entre Rússia e Estados Unidos.

Leia Também: Menino faz desafio do TikTok e acaba com rosto desfigurado

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Divulgado vídeo que Epstein gravou às escondidas quando estava detido

Foi divulgado um novo vídeo, aparentemente gravado às escondidas, por Jeffrey Epstein...

Mundo

Cientistas criam solução ‘inafundável’ para evitar novo Titanic

Ao modificar o interior dos tubos de alumínio, os pesquisadores criam pequenas...

Mundo

Alphabet planeja grande expansão na Índia e amplia presença no centro de tecnologia de Bengaluru

Caso a Alphabet ocupe todo o espaço, o complexo poderá abrigar até...

Mundo

EUA abatem drone do Irã perto de porta-aviões, e petroleiro é perseguido

IGOR GIELOWSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A três dias de cruciais negociações...