Mundo

OpenAI precisa de volume absurdo de usuários para sobreviver

Segundo o estudo da área técnica do HSBC, a OpenAI precisará de US$ 207 bilhões até 2030 só para bancar infraestrutura, data centers, energia, água e acordos com gigantes como Microsoft e Amazon.

VEJA O VÍDEO SOBRE A OPENAI

Diogo Cortiz explica que o buraco financeiro é explicado pelos compromissos assumidos com Microsoft e Amazon: “A OpenAI deve ficar até 2030 sem gerar lucro, o que a gente já imaginava”

Helton lembra que o modelo de negócios da empresa é voraz: cada novo modelo de IA, como o Sora 2, exige mais infraestrutura, energia e água, além de custos crescentes com datacenters e GPUs.

O buraco da OpenAI é explicável pelo modelo de negócio em que ela tá, né? A cada novo modelo de linguagem, o grande modelão… ela gasta mais dinheiro. A OpenAI recentemente acabou de entrar no segmento de datacenters, e pra datacenter você tem que gastar com terreno, com equipamento, as GPUs não são baratas e ela compete com todo mundo… Gasta também com energia e também gasta com água

O estudo do HSBC mostra que, mesmo se a OpenAI faturar US$ 213 bilhões anuais —mais que a Meta, mas ainda menos que Google, Apple ou Microsoft— a empresa não seria rentável. Para Helton, com algumas ressalvas, o caso lembra o caso do Banco Master: “Será que a OpenAI é o Banco Master da inteligência artificial? Ela promete mundos e fundos e, ainda assim, o buraco é muito grande”.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Projetado primeiro detector de grávitons, as partículas da gravidade

Assim como aconteceu antes com os neutrinos, nem os físicos mais entusiasmados...

Mundo

Trump negocia com Cuba após impor tarifas a países que vendem petróleo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que está negociando com...

Mundo

Holanda investiga Roblox por falhas na proteção de menores

As queixas levaram a plataforma a reforçar as regras de mensagens para...

Mundo

Computador neuromórfico conecta matemática, inteligência e neurociência

O novo algoritmo mostra uma conexão intrigante entre o mundo da matemática...