Mundo

Seul recupera restos mortais de 25 soldados em zona desmilitarizada

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul retomou as escavações para localizar e identificar restos mortais de soldados que lutaram na Guerra da Coreia, conflito ocorrido entre 1950 e 1953. Após um mês e meio de trabalho, as autoridades confirmam que 25 conjuntos de restos mortais já estão em análise, além de 1.962 objetos pessoais recuperados nos locais de busca.

A pasta informou que a maior parte dos restos mortais pertence a militares sul-coreanos. Em comunicado, o governo destacou que o objetivo do projeto é devolver às famílias os soldados que lutaram no conflito, além de reforçar ações práticas voltadas à promoção da paz na Zona Desmilitarizada.

O programa de escavações havia sido iniciado em 2018 como parte de um acordo para reduzir tensões militares entre Coreia do Sul e Coreia do Norte, mas acabou suspenso em 2022 por questões de segurança, após o aumento das divergências entre os dois países. O trabalho ocorre em áreas como Arrowhead Ridge e White Horse Ridge, regiões estratégicas durante a guerra.

Agora, os restos mortais serão submetidos a exames de DNA mais detalhados para tentar identificar individualmente os soldados e permitir sua devolução às famílias.

A retomada das escavações ocorre em um momento de alerta. Nesta semana, o presidente sul-coreano, Lee Jae-myung, afirmou que a situação na fronteira com a Coreia do Norte é muito perigosa e pode gerar confrontos acidentais a qualquer momento sem diálogo entre as partes.

Coreia do Sul e Coreia do Norte continuam tecnicamente em guerra há mais de 70 anos, já que o conflito dos anos 1950 terminou com um armistício, e não com um tratado de paz.

A tensão entre Rússia e Otan aumentou após sugestão de ataques preventivos contra Moscou pelo chefe militar da aliança. O Kremlin classificou a fala como irresponsável. Enquanto Trump tenta mediar acordo de paz na Ucrânia, Zelenski busca apoio europeu. O conflito segue violento, com novos ataques em Dnipro.

Folhapress | 13:30 – 01/12/2025

 

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Mãe de apresentadora da NBC desaparece nos EUA e polícia investiga crime

As autoridades investigam o desaparecimento de Nancy Guthrie, de 84 anos, mãe...

Mundo

Meta alega ao Cade que IAs rivais burlaram termos do WhatsApp Business

Como exemplo, foi citado o lançamento, pela OpenAI, de novos recursos para...

Mundo

Luz é focalizada e desfocada no espaço livre, sem lentes

Os usos desta técnica são quase inumeráveis, mas começam por computadores quânticos...

Mundo

Rússia retoma ataques a Kiev após trégua atribuída a pedido dos EUA

A Rússia retomou os ataques contra Kiev nesta terça-feira, ferindo duas pessoas,...