Mundo

Coreia do Sul diz que Pyongyang lançou míssil balístico para mar do Japão

O Exército da Coreia do Sul anunciou nesta sexta-feira (6) que a Coreia do Norte lançou um míssil balístico não identificado no mar do Japão, um dia depois de Pyongyang ameaçar retaliar contra as sanções impostas pelos Estados Unidos.

De acordo com o Estado-Maior Conjunto sul-coreano, o lançamento ocorreu por volta das 12h40 (horário local) e o projétil caiu no mar do Japão. As autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre o tipo de míssil.

A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, também confirmou o lançamento e informou que o míssil caiu fora da zona econômica exclusiva japonesa. “No momento, não há registros de danos”, afirmou em comunicado à imprensa.

Na quinta-feira, a Coreia do Norte havia prometido “responder adequadamente” às sanções norte-americanas aplicadas contra indivíduos e empresas acusados de lavagem de dinheiro para financiar o programa nuclear do regime.

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos sancionou oito pessoas e duas empresas por envolvimento em esquemas ilegais de transferências financeiras destinadas a sustentar o desenvolvimento de armas nucleares norte-coreanas.

Nas últimas semanas, Pyongyang intensificou os testes de armamentos, incluindo o lançamento de supostos mísseis hipersônicos e de cruzeiro em outubro.

O novo teste ocorre poucos dias após a visita do secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, à Coreia do Sul para reuniões sobre segurança regional. Hegseth elogiou os planos de Seul de ampliar os investimentos militares diante das ameaças nucleares vindas do Norte.

Desde o colapso das negociações com Donald Trump, em 2019, o líder norte-coreano Kim Jong-un se recusou a retomar o diálogo com Washington e Seul. Desde então, o país vem acelerando seu programa de armas e estreitando laços com a Rússia, enviando soldados e equipamentos para apoiar a guerra na Ucrânia.

Atualmente, o arsenal de Kim inclui mísseis nucleares com capacidade para atingir o território continental dos Estados Unidos.

O presidente compartilhou nas redes sociais uma notícia falsa que dizia que o AC/DC havia o convidado para cantar com a banda no estádio do River Plate, palco do show na Argentina

Folhapress | 22:15 – 06/11/2025

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Por que o suéter de Freddy Krueger é vermelho e verde? Ciência explica

Conforme o site Screen Rant, a explicação para a escolha da fantasia...

Mundo

Novo ataque aéreo dos EUA contra um navio faz três mortos no Caribe

Os Estados Unidos realizaram um novo ataque aéreo no mar do Caribe...

Mundo

sam altman openai substituicao por ia

Em meio à IA, Altman acha que jornalismo deve ser valorizado. Apesar...

Mundo

Dá para superar segunda lei da termodinâmica no reino quântico, dizem físicos

A discussão sobre a existência ou não de uma termodinâmica quântica tem...