Mundo

Ilegal, gatonet faz usuários inundarem site de reclamação: ‘cortaram a TV’

Ué, então não pode reclamar? Até pode, mas não vale muito. O Código de Defesa do Consumidor pressupõe um produto ou serviço lícito para ter validade. Então, garantia, prazos de funcionamento e direito a reclamação em Procons não vigoram nessas relações de consumo.

A pessoa que compra um serviço pirata ou uma tv box irregular, abre mão dos seus direitos de consumidor. No caso da caixinha é ainda pior, pois vira potencial vítima de crime cibernético. Nossos testes em laboratório mostram que essas caixinhas acessam outros dispositivos da rede doméstica
Gesiléa Teles, superintendente de fiscalização da Anatel, em conversa com Tilt

Gesiléa, da Anatel, acredita que pode ter gente que desconhece que gatonet é ilegal, mas ofertas denunciam. “Não existe acesso ilimitado a um serviço. Não é sustentável”. Para ela, ao assumir o risco de comprar algo ilegal, o consumidor não tem para quem pedir ajuda, seja para reclamar ou ter o dinheiro de volta.

Consultado, o Procon-SP orienta que pessoas não adquiram “produtos ou serviços de procedência duvidosa”. Em nota, órgão cita que serviços piratas, por serem irregulares, não são passíveis de “formalização de reclamação ou fiscalização”. Além disso, alertam para privilegiar compra em “estabelecimentos conhecidos ou dos quais tenha referência” e “desconfiar de preços muito baixos”.

Como identificar que você está contratando gatonet

Desconfie de promessas milagrosas, como acesso vitalício a canais pagos, filmes e séries. As grandes plataformas são conhecidas, então, se for uma nova, vale pesquisar sobre ela, inclusive no Reclame Aqui, para checar o que dizem outros clientes. Via de regra, serviços piratas juntam acervo de distintos serviços com uma mensalidade baixa.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Palavra do ano em 2025: afinal, o que é 'vibe coding'?

“Vibe coding” foi eleita a palavra do ano de 2025 pelo dicionário...

Mundo

Meta fatura R$ 85 bilhões/ano com anúncios de golpes, diz documento

Stone, o porta-voz da Meta, disse que o valor de 0,15% citado...

Mundo

Investidores da Tesla decidem nesta 5ª se Musk poderá receber US$878 bilhões

Por Akash Sriram e Abhirup Roy SÃO FRANCISCO, Estados Unidos (Reuters) –...