Mundo

VÍDEO: presidente do México sofre assédio sexual durante passeio

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, foi assediada sexualmente por um homem enquanto passeava e cumprimentava várias pessoas no centro histórico da Cidade do México, nesta terça-feira (4).

 
Apesar de estar rodeada de seguranças, o homem conseguiu se aproximar da governante e tentar beijá-la antes de começar a tocar-lhe na zona do peito.

Claudia Sheinbaum ao perceber a situação tentou afastar-se de forma delicada, ao mesmo tempo que os seus seguranças começaram a afastá-lo, perante uma nova tentativa de contato.

O momento foi captado em vídeo – que pode ver acima – e levou a que várias pessoas condenassem o sucedido.

A Secretaria do Governo para as Mulheres do México repudiou a situação. Em um comunicado publicado no Facebook esta entidade destaca que lamenta “que nenhuma mulher esteja isenta de ser alvo de assédio sexual”.

“A proximidade da presidenta com o povo do México não pode interpretar-se como uma oportunidade para invadir o seu espaço pessoal, nem para cometer qualquer tipo de contato físico sem (o seu) consentimento”, acrescentou a mesma secretaria, reforçando que é “fundamental que os homens compreendam que este tipo de comportamentos não só violam as mulheres como constituem um crime”.

“Nas meninas, adolescentes e mulheres não se toca”, finaliza.

Note-se que, segundo a ABC espanhola, que cita dados do Instituto Nacional de Estatísticas e Geografia, mais de 70% das mulheres mexicanas, com mais de 15 anos, já sofreram algum tipo de violência sexual.
 
A Cidade do México é a segunda área geográfica do país com o maior número de caso deste gênero, ficando apenas atras do Estado de México.

Claudia Sheinbaum tornou-se na primeira mulher Presidente do México em junho. Na época, prometeu “não desiludir” quem votou em nela, tendo a sua escolha sido amplamente felicitada a nível internacional. 

Zohran Mamdani, de 34 anos, será o primeiro prefeito muçulmano e o mais jovem em mais de um século a comandar Nova York. O deputado democrata derrotou Andrew Cuomo e superou ataques de Donald Trump com uma campanha focada em justiça social e combate ao alto custo de vida.

Folhapress | 07:40 – 05/11/2025

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

EUA lançam míssil nuclear; Putin manda preparar teste

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O duelo nuclear entre Vladimir Putin e...

Mundo

Qual a fase da Lua hoje (5)? Veja calendário lunar de novembro 2025

Aspectos científicos e curiosidades A Lua, único satélite natural da Terra, possui...

Mundo

Irmãos Milei concentram poder após vitória eleitoral, e Karina ganha briga interna

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – A vitória da coalizão A Liberdade Avança...

Mundo

Como acabar com o cheiro de mofo do armário usando truques simples

Armário com cheiro de mofo pode causar problemas Imagem: Pixabay De acordo...