Mundo

Aliado de Putin faz ameaça nuclear em resposta a Trump

O ex-presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, reagiu nesta quinta-feira (31) a uma declaração feita pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e mencionou o sistema de retaliação nuclear soviético conhecido como “Mão Morta”. A resposta foi publicada no canal oficial de Medvedev no Telegram, em reação a uma ameaça feita por Trump na rede social Truth Social.

Na publicação, Trump criticou uma declaração anterior de Medvedev, que havia classificado a proposta americana de impor tarifas a compradores de petróleo russo como “um jogo de ultimatos” que poderia aproximar os dois países de um conflito armado. Trump rebateu dizendo: “Digam a Medvedev, o ex-presidente fracassado da Rússia que acha que ainda é presidente, para tomar cuidado com suas palavras. Ele está entrando em um território muito perigoso!”

Trump diz que irá impor sanções à Rússia se guerra não acabar em 10 dias

Inicialmente, Trump havia dado um prazo de 50 dias para o governo de Vladimir Putin selar o acordo de paz

Folhapress | 19:47 – 29/07/2025

Poucas horas depois, Medvedev respondeu afirmando que Trump estava demonstrando nervosismo e interpretou isso como um indicativo de que a Rússia estaria “no caminho certo”. Ele também fez um alerta ao presidente americano. “Trump deveria se lembrar de como a lendária ‘Mão Morta’ pode ser perigosa”, escreveu o ex-presidente russo.

O “Mão Morta” é um sistema automatizado de lançamento de mísseis nucleares desenvolvido durante a Guerra Fria pela União Soviética. O dispositivo foi criado para garantir uma resposta nuclear mesmo que toda a cúpula militar e política russa seja eliminada em um primeiro ataque. O próprio governo russo já se referiu ao sistema como uma “arma apocalíptica”.

Desde o início da guerra na Ucrânia, Medvedev tem adotado uma postura mais radical e beligerante em relação ao Ocidente. Apesar de ser criticado por adversários e analistas que o consideram irresponsável, diplomatas ocidentais veem suas declarações como um reflexo de correntes estratégicas presentes dentro do Kremlin.

A tensão entre Trump e Medvedev não é recente. Em ocasiões anteriores, o norte-americano já havia criticado o ex-presidente russo, especialmente após ele mencionar a possibilidade de fornecimento de ogivas nucleares ao Irã. À época, Medvedev sugeriu que “vários países” estariam dispostos a ajudar Teerã nesse sentido, o que levou Trump a comentar: “Talvez por isso o Putin seja ‘o chefe’.”

Na terça-feira (29), Trump impôs um prazo de 10 dias para que a Rússia aceitasse um cessar-fogo na guerra com a Ucrânia. Caso a exigência não fosse atendida, ele prometeu aplicar sanções econômicas à Rússia e a seus parceiros comerciais. Até o momento, Moscou não sinalizou disposição para cumprir a exigência do presidente norte-americano. Em vez disso, o governo russo apresentou suas próprias condições para a paz, que foram prontamente rejeitadas por Kiev.

Trump anuncia envio de mísseis Patriot à Ucrânia e mira Putin

Donald Trump disse que os EUA fornecerão sistemas Patriot à Ucrânia, com custos pagos pela OTAN. O ex-presidente prometeu ainda um anúncio sobre a Rússia e criticou Putin por bombardear após discursos de paz

 Notícias ao Minuto | 06:30 – 14/07/2025

Leia Também: Trump dá ’10 a 12 dias’ para Putin concordar com o cessar-fogo na Ucrânia

 

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Apple permitirá outras lojas de aplicativos no Brasil

A Apple disse em comunicado que fará as mudanças para cumprir as...

Mundo

Descoberta alternativa sem chumbo para componentes eletrônicos essenciais

Os materiais ferroelétricos são essenciais para câmeras infravermelhas, ultrassons médicos, memórias de...

Mundo

Vídeo mostra começo de incêndio em Crans-Montana; 40 pessoas morreram

Novas imagens de dentro bar onde começou um incêndio que fez pelo...

Mundo

IA feita com luz faz todos os cálculos de uma vez só

Com apenas um feixe de luz, todos os cálculos necessários para a...