Mundo

Terremoto na Rússia foi o 6º mais forte já registrado

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu Kamtchatka, no extremo oeste da Rússia, e o Japão nesta quarta-feira (30), causando tsunamis com ondas de até 5 metros e alertas em todo o Pacífico, incluindo Havaí, Alasca, Califórnia, Canadá, Equador, Indonésia, Filipinas, México e Colômbia.

O tremor entrou na lista dos dez maiores já registrados, em sexta posição -logo atrás de outro sismo que atingiu a mesma região russa em 1952. Kamtchatka fica no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma região geologicamente ativa que é propensa a grandes terremotos e erupções vulcânicas. Em ambas as ocasiões, não foram registradas mortes.

Veja abaixo a lista dos dez terremotos mais intensos já registrados, segundo o Serviço Geológico dos EUA.
*
1. VALDIVIA, CHILE (1960)
magnitude 9,5
O maior terremoto já registrado ocorreu em 1960 na região de Biobío, no Chile, e devastou a cidade de Valdivia, no sul do país. O tremor matou 1.655 pessoas, deixou 2 milhões de desabrigados e causou um tsunami que atingiu a Ilha de Páscoa, a 3.700 quilômetros da costa chilena. A onda continuou e chegou a Havaí, Japão e Filipinas.

2. ALASCA, EUA (1964)
magnitude 9,2
O mais forte terremoto já registrado na América do Norte devastou Anchorage, uma cidade no sul do Alasca, matando 130 pessoas em 1964. O tremor desencadeou um tsunami que atingiu o Golfo do Alasca, a costa oeste dos Estados Unidos e o Havaí. Calcula-se que os danos provocaram um prejuízo de US$ 2,3 bilhões na ocasião.

3. SUMATRA, INDONÉSIA (2004)
magnitude 9,1
O terremoto próximo à costa da ilha de Sumatra, na Indonésia, é considerado uma das piores catástrofes naturais do século 21. O tremor devastou boa parte do litoral de diversos países do Sudeste Asiático, como Sri Lanka, Índia, Indonésia e Tailândia, e provocou danos até na costa leste da África. Os enormes tsunamis desencadeados pelo sismo mataram mais de 280 mil pessoas e deslocaram 1,1 milhão.

4. TOHOKU, JAPÃO (2011)
magnitude 9,1
O pior terremoto já registrado no Japão atingiu Tohoku (nordeste), uma das regiões mais pobres do país. Com epicentro no mar, o tremor provocou um tsunami que avançou sobre três províncias da região: Iwate, Miyagi e Fukushima. Nesta última, inundou uma usina nuclear e atingiu três reatores que derreteram e liberaram elementos radioativos no ar, na água e na terra, no mais grave acidente atômico desde Tchernóbil, na Ucrânia, em 1986. O desastre matou quase 20 mil pessoas e deslocou 130 mil.

5. KAMTCHATKA, RÚSSIA (1952)
magnitude 9
Este terremoto no extremo leste da Rússia foi o primeiro de magnitude 9,0 a ser registrado, gerando ondas gigantes que chegaram até o Havaí e causaram prejuízos de mais de US$ 1 milhão. Apesar da intensidade, ninguém morreu.

6. KAMTCHATKA, RÚSSIA (2025)
magnitude 8,8
O terremoto desta quarta-feira (30) voltou a atingir a península de Kamtchatka e foi sentido também no Japão. O tremor desencadeou ondas de até 5 metros e gerou ordens de retirada em todo o Pacífico, incluindo Havaí, Alasca, Califórnia, Canadá, Equador, Indonésia, Filipinas, México e Colômbia. Foram registradas apenas pessoas feridas.

7. BIOBÍO, CHILE (2010)
magnitude 8,8
Em 2010, um terremoto de grande magnitude voltou a atingir Biobío, no Chile. Desta vez, o tremor ocorreu a 115 quilômetros de Concepción, no sul do país, a uma profundidade de 35 quilômetros, deflagrando um tsunami. O sismo matou 523 pessoas e destruiu mais de 370 mil casas.

8. ESMERALDAS, EQUADOR (1906)
magnitude 8,8
O tremor atingiu a costa do Equador e da Colômbia, gerando um forte tsunami que matou cerca de 1.500 pessoas. O abalo foi sentido em toda a costa da América Central até San Francisco, na Califórnia, e Japão.

9. ALASCA, EUA (1965)
magnitude 8,7
O tremor de magnitude 8,7 atingiu as ilhas Rat, um arquipélago vulcânico perto da Rússia, e causou um tsunami com ondas de 10,7 metros de altura na ilha Shemya. Apesar da intensidade, o tremor não provocou grandes danos em áreas povoadas e, por isso, não causou mortes.

10. ARUNACHAL PRADESH, ÍNDIA (1950)
magnitude 8,6
O terremoto atingiu a Índia e o Tibete e causou grandes rachaduras e deslizamentos de terra, destruindo 2.000 casas, templos e mesquitas e matando 780 pessoas.

Leia Também: Kamala Harris anuncia que não concorrerá ao governo estadual da Califórnia

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Vídeo mostra começo de incêndio em Crans-Montana; 40 pessoas morreram

Novas imagens de dentro bar onde começou um incêndio que fez pelo...

Mundo

IA feita com luz faz todos os cálculos de uma vez só

Com apenas um feixe de luz, todos os cálculos necessários para a...

Mundo

Maduro diz estar pronto para diálogo com EUA: “Quando quiserem”

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou que está pronto para discutir...

Mundo

Países com menos risco de desastres naturais

De terremotos a erupções vulcânicas, inundações a secas, todos os anos desastres...