Mundo

Como funciona o novo relógio mais preciso do mundo?

Segundo David Hume, físico do Nist que lidera o projeto, o “tique-taque” do alumínio é mais estável do que o do césio, além de ser menos sensível a condições do ambiente, como temperatura e campos magnéticos.

“O íon de magnésio resfria o íon de alumínio, desacelerando-o. Ele também se move em conjunto com seu parceiro de alumínio, e o estado do relógio pode ser lido por meio do movimento do íon de magnésio. É isso que faz dele um ‘relógio de lógica quântica'”, dizem os cientistas no material de divulgação.

Além disso, o design do equipamento conseguiu ajustar o relógio a cada micromovimento do ambiente, impedindo-o de afetar a precisão do tique-taque. Isso foi obtido engrossando a lâmina de diamante que forma a carcaça do relógio e modificando os revestimentos de ouro dos eletrodos internos. Isso estabiliza ainda mais os campos elétricos que impulsionam a contagem do tempo.

O resfriamento também foi aperfeiçoado, já que os íons devem ser mantidos a uma temperatura próxima ao zero absoluto (cerca de -273,15 °C). Para isso, foi criada uma câmara especial em titânio de alto vácuo para evitar a entrada de átomos de hidrogênio que colidem com os íons.

Outra inovação foi o uso de um laser ultraestável com “pentes de frequência óptica”, que funciona como uma “régua para a luz”. Com essa melhoria, os pesquisadores conseguiram sondar os íons por um segundo inteiro, em vez do recorde anterior de 150 milissegundos.

“Isso aumentou a estabilidade do relógio, reduzindo o tempo necessário para medir até a 19ª casa decimal: de três semanas para apenas um dia e meio”, dizem os cientistas.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Papa pede defesa da ‘dignidade’ humana ante ‘desafio’ da IA

Essa celebração acontece em um momento em que a Igreja Católica busca...

Mundo

Kamala Harris anuncia que não concorrerá ao governo estadual da Califórnia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Kamala Harris, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, disse...

Mundo

Pesquisadores japoneses batem recorde de velocidade de internet

Cada núcleo transmite dados de forma independente, aumentando a capacidade total. O...

Mundo

Avião do Exército da Venezuela com yanomamis cai e mata sete pessoas

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Sete pessoas morreram após a queda de...