Mundo

Governo exigirá biometria para serviço público e integra bases

Além de fazer os estoques de informações se comunicarem, o decreto de governança de dados vai criar a figura do “executivo de dados”. Esse funcionário público será o responsável por analisar as informações em posse de um órgão e traçar estratégias para interligá-las com as de outras entidades e, assim, agilizar a oferta de um serviço público.

Outro dispositivo reforçado pelo decreto é a definição dos serviços de nuvem computacional autorizadas a guardar as informações dos cidadãos. Isso deve afetar as exigências feitas por Serpro e Dataprev junto a grandes fornecedores como AWS (Amazon Web Services), Google, Huawei, Oracle e Microsoft.

Essa parte do decreto contempla a ideia de soberania de dados e operacional, mas não a tecnológica, reforça Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital do MGI.

Para definir as exigências a serem feitas dos serviços de nuvem, o MGI classificará o nível de restrição dos dados. Legislações como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e outros instrumentos obrigam que informações com sigilo bancário, fiscal, contábil e com questões processuais tenham camada adicional de proteção.

Os decretos possuem objetivos complementares. Biometria e o CIN serão usados como instrumentos para refinar as bases de dados do governo e garantir que as informações em posse de um órgão correspondam àquelas guardadas por outra entidade e todas elas sejam correspondentes a uma só pessoa.

Isso permitirá a criação de uma referência única para dados como nome, endereço e filiação, com o objetivo de evitar sobreposição. Segundo o governo federal, 150 milhões de pessoas já possuem biometria cadastrada no país, considerando alguma das grandes bases e já descontando as repetições —o TSE possui 130 milhões, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) tem 80 milhões e a PF, 50 milhões.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Fogos de “proporções bíblicas” destroem Turquia e Chipre; veja as imagens

A Turquia e o Chipre estão tendo dificuldades no combate a vários...

Mundo

Starlink enfrentou uma grande interrupção de rede

O serviço será restaurado em breve, disse Musk no X. “A SpaceX...

Mundo

Plásticos coloridos sem tintas ou corantes podem até ser comidos

A tonalidade final do plástico depende da quantidade de ácido cítrico, permitindo...

Mundo

Menino morre ao ser atingido por tanque de oxigênio durante ressonância

Um menino de seis anos morreu durante um exame de ressonância magnética,...