Mundo

Como ‘Waze’ aéreo faz empresas economizarem combustível e barateia custos

De maneira simplista, essas rotas possuem pontos fixos que devem ser seguidos pelas aeronaves, com o objetivo de melhorar o tráfego aéreo, desviar de obstáculos, ingressar em caminhos para descer aos aeroportos, entre outros.

Antes de decolar, os pilotos devem informar ao Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo, órgão ligado à Aeronáutica) quais desses caminhos irão seguir durante o voo. E é justamente aqui que o software atua.

Em tablets instalados nas cabines dos aviões, o sistema apresenta aos pilotos recomendações de encurtamento de rotas baseadas no histórico de trajetos já realizados entre pontos fixos de navegação aérea.

Essas indicações são geradas a partir de informações como trajetórias anteriores, planejamento de voo, bases de dados aeronáuticas e até previsão meteorológica. Cabe ao piloto analisar a proposta feita pelo software e pedir autorização ao controle de tráfego aéreo para efetuar a mudança.

Se for autorizado, o avião segue por um caminho mais curto até o destino. Se não, a aeronave continua pela rota original, sem qualquer prejuízo para a operação, já que as rotas já são otimizadas. Em nenhum momento o sistema impõe mudanças: trata-se apenas de uma sugestão baseada em estatística.

Economia de dois anos da ponte aérea

A Azul adotou esse sistema nos últimos meses e já obteve resultados expressivos. Em 2024, apenas otimizando as subidas e descidas, a companhia economizou 15,6 milhões de litros de combustível, volume suficiente para abastecer os aviões da empresa por dois anos para realização da ponte aérea Rio-São Paulo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Matéria que pensa: Metamateriais decidem e mudam para realizar múltiplas tarefas

“O futuro não é apenas construir estruturas mais fortes ou mais leves....

Mundo

Paraquedista que morreu em salto não acionou paraquedas intencionalmente

A paraquedista Jade Damarell morreu em abril durante um salto que teve...

Mundo

Google terá de alertar veto a anúncio infantil no YouTube

… A Justiça Federal de Minas Gerais deu vitória ao Google, pois...

Mundo

Onda solitária respira energia para durar muito mais

Você provavelmente nunca ouviu falar de sólitons respirantes, mas eles são muito...