Mundo

Google desativa alerta pra terremoto no Brasil após erro no RJ e em SP

O sistema de detecção do Google usa sensores dos celulares Android para identificar tremores. Quando vários aparelhos detectam vibrações simultâneas, a plataforma emite alertas de emergência. No entanto, órgãos oficiais como o Centro de Sismologia da USP e o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico negaram a ocorrência de abalos sísmicos.

A falsa notificação assustou e levou a um grande número de acessos no site do Centro de Sismologia da USP, que chegou a sair do ar. A Defesa Civil de São Paulo também se pronunciou, afirmando que não houve tremor e que o alerta não partiu de fontes oficiais.

O Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas. Ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial. Em 14 de fevereiro, nosso sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região. Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas
Google

Por que só no Android?

O alerta foi enviado exclusivamente para celulares Android porque a tecnologia de detecção de terremotos está integrada ao sistema operacional do Google. A empresa utiliza a rede de dispositivos Android como uma espécie de rede sísmica global, capaz de identificar tremores em tempo real.

Já os iPhones, que usam o sistema iOS da Apple, não contam com essa funcionalidade. A Apple possui seu próprio sistema de alertas de emergência, mas ele não inclui detecção de terremotos.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Repórter do New York Times processa Google, xAI e OpenAI por treinamento de chatbot

23 Dez (Reuters) – Um repórter investigativo processou a xAI de Elon...

Mundo

Governo dos EUA divulga novo lote de arquivos do caso Epstein, agora com mais menções a Trump

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Departamento de Justiça dos Estados Unidos...

Mundo

Investidores globais se voltam para IA chinesa diante de receio de bolha em Wall Street

Em um relatório deste mês, o UBS Global Wealth Management classificou a...

Mundo

ESPECIAL-Data centers de IA incentivam retorno de usinas de energia suja nos EUA

Os preços pagos aos fornecedores de energia na PJM para garantir que...