Mundo

Como é o asteroide que pode atingir a Terra?

A ESA anunciou, também, a data exata em que o 2024 YR4 poderia se chocar com o nosso planeta. O dia indicado pela agência é 22 de dezembro de 2032. Segundo a agência, no momento não é possível fazer previsões para indicar em qual lugar da Terra o impacto poderia acontecer.

O asteroide 2024 YR4 está agora classificado no Nível 3 na Escala de Perigo de Impacto de Torino: um encontro próximo que merece a atenção dos astrônomos e do público.
ESA, em nota

Devido ao seu tamanho e risco detectado, o 2024 YR4 cumpre os critérios necessários para ativar dois grupos especializados e aprovados pela ONU. A Rede Internacional de Alerta de Asteroides (International Asteroid Warning Network, IAWN, na sigla em inglês) e o Grupo Consultivo de Planejamento de Missões Espaciais (Space Mission Planning Advisory Group, SMPAG) vão auxiliar no rastreamento do 2024 YR4 e elaborar eventuais ações de resposta ao asteroide, como missões colaborativas e estratégias para mitigar riscos.

O 2024 YR4 também passou a ocupar o topo da lista de risco de asteroides da ESA. Desde o início deste ano, os astrônomos observam a rocha de forma prioritária, utilizando telescópios espalhados por todo o mundo e analisando novos dados coletados pelos equipamentos, visando melhorar a “compreensão do tamanho e da trajetória do asteroide”.

Em seu comunicado oficial sobre o 2024 YR4, a ESA ressalta que a probabilidade de impacto de um asteroide contra a Terra pode cair para zero. Segundo a agência, apesar de apresentar um risco aumentado no início, após observações adicionais e acompanhamento periódico, a porcentagem que indica a incidência do choque pode “cair rapidamente”. Veja no vídeo abaixo como é a dinâmica que calcula o risco de impacto de um asteroide na Terra (em inglês):



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Processador de luz aumenta eficiência energética da IA em 100 vezes

Múltiplos lasers no chip dão um novo grau de paralelismo, que se...

Mundo

Nova ministra da Saúde da Suécia desmaia em entrevista ao assumir cargo

Nesta terça-feira (9), a recém-nomeada ministra da Saúde da Suécia, Elisabet Lann,...

Mundo

Por que os protestos no Nepal não são a Primavera Árabe 2.0

Tão longe, tão perto Existem paralelos entre a Primavera Árabe e as...

Mundo

Laser de neutrinos será perigoso, mas pode valer a pena

Imagine uma nova forma de comunicação enviada diretamente através da Terra, até...