Mundo

Agam Berger é libertada pelo Hamas em Gaza; trégua prevê novas trocas

A jovem israelense Agam Berger, de 20 anos, foi libertada pelo Hamas nesta quinta-feira (30) em Jabalia, na Faixa de Gaza. Vestindo uniforme militar, Berger foi exibida por militantes palestinos antes de ser entregue a um veículo da Cruz Vermelha, responsável por sua transferência.

A comitiva da Cruz Vermelha se encontra em Khan Younis, no norte de Gaza, onde militantes do Hamas e da Jihad Islâmica realizam a libertação de reféns israelenses. Com Berger a bordo, o grupo seguiu para fora de Jabalia, onde centenas de palestinos estavam reunidos.

Além de Agam Berger, o Hamas deve libertar mais três reféns israelenses e cinco trabalhadores tailandeses. Em contrapartida, Israel se comprometeu a soltar 110 prisioneiros palestinos.

Pode acompanhar abaixo a emissão da Al-Jazeera.

Nesta quinta-feira, a Jihad Islâmica divulgou um vídeo mostrando dois reféns israelenses prestes a serem libertados. As imagens revelam Gadi Moses, de 80 anos, com cidadania alemã e israelense, e Arbel Yehud, de 29 anos, que se abraçam antes da soltura.

A trégua, iniciada em 19 de janeiro, prevê a libertação de 33 reféns israelenses em troca de cerca de 2.000 prisioneiros palestinos nas primeiras seis semanas de cessar-fogo. No entanto, Israel informou que recebeu notificações do Hamas indicando que oito dos reféns já faleceram, seja durante o ataque de 7 de outubro de 2023 ou em cativeiro.

A guerra na Faixa de Gaza teve início após o ataque do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, que deixou cerca de 1.200 mortos e 250 reféns. Como resposta, Israel lançou uma ofensiva militar de grande escala, resultando em mais de 47.000 mortos, a maioria civis, de acordo com as autoridades locais controladas pelo Hamas.

Leia Também: Ex-reféns israelenses acompanham libertação de amiga mantida pelo Hamas

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Deputado francês pede investigação do TikTok por “colocar em risco a vida” de usuários

“Parece-me que há delitos de natureza criminal, de cumplicidade ativa e, em...

Mundo

Simulação da turbulência na galáxia não saiu de acordo com as teorias

Ao medir com precisão sem precedentes como a energia turbulenta se move...

Mundo

Explosão de caminhão-tanque deixa 10 mortos e 70 feridos no México

Nesta quarta-feira (10), um caminhão-tanque de gás capotou, pegou fogo e explodiu...

Mundo

Oracle ruma para clube do trilhão de dólares

A valorização da Oracle também colocou o cofundador da Oracle, Larry Ellison,...