“A neutralidade é totalmente possível”, afirma ele à DW, acrescentando que o padrão ouro é quando “não dá para saber o que a pessoa pensa sobre qualquer assunto controverso”. “E não vejo como seria possível, em última instância, que um projeto como a Wikipedia chegasse sequer perto da neutralidade sem o envolvimento de especialistas que também estejam comprometidos com a neutralidade.”
Sanger também argumenta que apenas aqueles “que pensam de uma determinada maneira” tenham permissão para editar a Wikipédia, descrevendo esse perfil como “global, acadêmico, secular e progressista”.
Disparidade de gênero e ‘espiral de destruição’
De acordo com a Fundação Wikimedia, o número de editoras mulheres na enciclopédia digital representa entre 10% e 20% do total. Artigos de personalidades femininas famosas, seus trabalhos ou pesquisas continuam ausentes, o que motivou a iniciativa “Mulheres em Vermelho”, lançada em 2015, com o objetivo de eliminar essa disparidade de gênero.
Cada idioma da Wikipedia é uma enciclopédia diferente, com sua própria comunidade de editores. Isso significa que um artigo que existe em hindi pode nunca ser escrito em inglês e vice-versa. Ferramentas como o Wikidelta ajudam a mostrar essas lacunas, mapeando quais tópicos aparecem em apenas uma língua.
No entanto, essa divisão pode gerar problemas. Atualmente, a Wikipedia alimenta grande parte das ferramentas digitais usadas pelos usuários diariamente. Grandes modelos de linguagem (LLMs) são treinados com o conteúdo da plataforma, e textos ou traduções gerados por IA estão fluindo de volta para Wikipedias em idiomas menos comuns.













Deixe um comentário