Mundo

Veterano do Dia D e estrela do TikTok, Jake Larson morre aos 102

Jake Larson, veterano da Segunda Guerra Mundial que sobreviveu ao desembarque na Normandia e conquistou o público nas redes sociais como “Papa Jake”, morreu pacificamente no último dia 17 de julho, aos 102 anos. A notícia foi confirmada pela neta, McKaela Larson, por meio de um vídeo publicado no perfil oficial do veterano.


Mesmo com sua trajetória histórica, Larson sempre rejeitou o título de herói. Em 2024, afirmou à imprensa que seu maior desejo era por “um mundo onde se faça a paz e não a guerra”.

Natural de Owatonna, no estado de Minnesota, Jake nasceu em 20 de dezembro de 1922 e alistou-se na Guarda Nacional dos EUA aos 15 anos, alterando a idade para conseguir entrar. Em 1942, foi enviado para a Irlanda do Norte e, dois anos depois, integrou a operação de desembarque na Normandia, durante o Dia D, uma das mais emblemáticas batalhas da Segunda Guerra Mundial. Ele chegou ileso aos penhascos da Praia de Omaha, escapando dos intensos ataques alemães.

Larson também participou da Batalha do Bulge, travada entre dezembro de 1944 e janeiro de 1945, considerada a última grande ofensiva de Hitler. Por sua bravura, foi condecorado com a Legião de Honra Francesa e passou os últimos anos da vida em Lafayette, na Califórnia, onde fazia visitas frequentes à Normandia para as cerimônias do Dia D.

Nos últimos anos, conquistou uma nova geração ao compartilhar suas experiências no TikTok com bom humor e relatos comoventes sobre a guerra. “Sou só um rapaz do campo. E agora sou uma estrela do TikTok. Sou uma lenda: não planejei isso, mas aconteceu”, declarou, com humildade e carisma, em entrevista à Associated Press em 2023.

Durante a última celebração do Dia D, em junho, Papa Jake refletiu diante dos túmulos dos soldados americanos na Normandia: “Somos os sortudos. Somos a família deles. Temos a responsabilidade de honrar esses homens que nos deram a oportunidade de estarmos vivos.”

A família pediu privacidade neste momento, mas prometeu manter viva a memória de Papa Jake com a partilha futura de suas histórias.

Fenômeno climático chegou à província de Guangdong com ventos de até 119 km/h, causando evacuações em massa, suspensão de aulas e transportes. Hong Kong e Macau emitiram alertas máximos, e há previsão de que o tufão avance em direção ao Vietnã nos próximos dias

Notícias ao Minuto | 07:46 – 21/07/2025



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Motor de avião da Delta pega fogo após decolagem em Los Angeles; veja

O motor de um avião da Delta Airlines pegou fogo logo após...

Mundo

Homem que vendia kit para golpe do falso advogado é preso no ES

O suspeito vendia logins de advogados que permitiam acessos a dados sigilosos,...

Mundo

Tufão Wipha atinge sul da China e força retirada de 660 mil pessoas

O tufão Wipha atingiu neste domingo (20) a cidade de Taishan, na...

Mundo

Avião fez “manobra agressiva” para não colidir nos EUA; vídeo

Um avião da companhia aérea Southwest Airlines foi obrigado a fazer uma...