Mundo

Turista norte-americano morre após beber chá alucinógeno no Peru

Um turista norte-americano morreu na segunda-feira após ingerir um chá de ervas alucinógenas durante um retiro espiritual na Amazônia peruana, na região de Loreto.

Segundo o Daily Mail, que cita o médico legista da Promotoria Regional, o turista — supostamente do estado do Alabama — sofreu falência múltipla dos órgãos depois de consumir uma bebida conhecida como ayahuasca.

O ritual teria ocorrido em um hostel localizado na comunidade indígena de Santa Maria de Ojeda, um local que, nos últimos anos, tem sido associado ao chamado “turismo espiritual”.

O turista, que estaria tomando antibióticos, não informou os organizadores da cerimônia sobre sua medicação. De acordo com o legista, o chá ingerido pode causar “não apenas a morte, mas também danos permanentes e irreversíveis”.

A infusão é preparada a partir da casca de uma videira e das folhas de um arbusto encontrados na Amazônia, ambos contendo N,N-Dimetiltriptamina (DMT), uma substância alucinógena.

O Daily Mail relata que muitos turistas procuram essa substância devido à sua fama de aliviar a depressão e outros problemas mentais. Já as tribos amazônicas utilizam a ayahuasca como ferramenta espiritual e também medicinal.

Um exemplo notório é o do príncipe Harry, que revelou já ter usado a droga para lidar com a morte de sua mãe, a princesa Diana, dizendo que ela lhe trouxe “uma sensação de relaxamento, libertação e conforto”.

No entanto, a embaixada dos Estados Unidos no Peru tem alertado os cidadãos norte-americanos para que evitem “ingerir ou usar alucinógenos tradicionais”, como a ayahuasca.

“Essas substâncias perigosas são frequentemente vendidas a turistas que viajam ao Peru como se fossem rituais cerimoniais ou agentes de limpeza espiritual. A ayahuasca é uma substância psicoativa que contém dimetiltriptamina (DMT), um alucinógeno potente e ilegal nos Estados Unidos e em outros países”, informa o site da embaixada.

A morte do norte-americano ocorre um ano após o falecimento de uma turista britânica em circunstâncias semelhantes, também durante um retiro espiritual, mas na Bolívia, com o uso da mesma substância.

O Daily Mail acrescenta ainda que, no ano passado, na mesma região de Loreto onde ocorreu essa última morte, um turista ucraniano matou e esquartejou uma mulher russa enquanto estava sob efeito do psicodélico.

Leia Também: Conselho de Direitos Humanos diz que há genocídio em Gaza e pede fim de relações com Israel

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Ataque a servidor da Microsoft já atingiu 400 organizações, dizem pesquisadores

WASHINGTON (Reuters) – Uma grande operação de ciberespionagem centrada em versões vulneráveis...

Mundo

Parlamento de Israel aprova moção para anexar Cisjordânia, contrariando acordos internacionais

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Parlamento de Israel aprovou nesta quarta-feira...

Mundo

Fraude no WhatsApp usa dados reais para golpe em clientes da Amazon

Uma nova tentativa de golpe tenta convencer clientes da Amazon a pagarem...

Mundo

Rússia e Ucrânia concordam em seguir discordando sobre paz

IGOR GIELOWSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Para surpresa de ninguém, as delegações...