Mundo

Trump volta a criticar Zelensky e questiona apoio dos EUA à Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a direcionar críticas ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, nesta segunda-feira (4), dias após um confronto acalorado entre os dois na Sala Oval da Casa Branca.

Através de sua rede social, a Truth Social, Trump reagiu a declarações de Zelensky feitas no domingo (3), nas quais o líder ucraniano afirmou que um acordo para encerrar a guerra com a Rússia “ainda está muito, muito distante”.

“Esta é a pior declaração que Zelensky poderia ter feito, e os Estados Unidos não vão tolerar isso por muito mais tempo! É exatamente o que eu vinha dizendo: este cara não quer a paz enquanto tiver o apoio dos EUA”, escreveu Trump.

O republicano também criticou a postura dos países europeus na Cúpula de Londres, realizada no domingo, que reuniu líderes de 14 nações, além de representantes da União Europeia, da Turquia, do Canadá e da Otan. “A Europa declarou categoricamente que não pode agir sem os EUA – provavelmente não foi a melhor declaração para demonstrar força contra a Rússia. No que eles estavam pensando?”, questionou Trump

 




As declarações de Zelensky sobre o fim da guerra foram feitas durante a Cúpula de Londres, realizada no domingo (2). O evento reuniu líderes de 14 países europeus, incluindo Ucrânia e Noruega, além de representantes do Canadá, Turquia, União Europeia e Otan.

Durante o encontro, Reino Unido, França, Ucrânia e outros países que não tiveram seus nomes divulgados concordaram em desenvolver um plano de paz, que será posteriormente apresentado aos Estados Unidos.

A cúpula ocorreu dois dias após um embate entre Trump, seu vice-presidente, JD Vance, e Zelensky, na Sala Oval da Casa Branca. Na ocasião, Trump e Vance acusaram o presidente ucraniano de não demonstrar gratidão pela ajuda fornecida pelos EUA e de se recusar a negociar um acordo de paz.

O confronto resultou na saída antecipada de Zelensky da Casa Branca, sem que o esperado acordo sobre minerais fosse assinado.

Leia Também: França e Reino Unido propõem trégua parcial entre Rússia e Ucrânia

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Após ameaça dos EUA, Lula manda recado a Trump e diz que Brasil é dono do próprio nariz

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)...

Mundo

Nasa encontra possíveis sinais de vida microscópica em Marte

No entanto, Hurowitz fez algumas advertências. “A razão, entretanto, pela qual não...

Mundo

Bateria de lítio metálico carrega em 12 minutos e dá autonomia de 800km

Pesquisadores podem ter aberto uma nova era na tecnologia de baterias para...

Mundo

Em dia de posse de novo premiê, protestos se espalham pela França

PARIS, FRANÇA (FOLHAPRESS) – Sébastien Lecornu tomou posse às 12h de Paris...