Mundo

Trump toma hoje posse rodeado pela extrema-direita

Donald Trump assumirá hoje, em Washington, seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos, tornando-se o 47º ocupante do cargo. A cerimônia de posse, marcada para pouco antes das 12h (15h no horário de Brasília), no Capitólio, contará com discursos de Trump e de seu vice, J.D. Vance.

O evento destaca-se pela presença de políticos populistas e de extrema-direita, enquanto líderes da União Europeia (UE) e representantes de alto escalão de várias democracias ocidentais optaram por não comparecer. Entre os confirmados estão o presidente da Argentina, Javier Milei, e o de El Salvador, Nayib Bukele. Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil e aliado próximo de Trump, também foi convidado, mas está impossibilitado de viajar devido à retenção de seu passaporte pela justiça brasileira.

Dentre os participantes, a Europa será representada principalmente por figuras da extrema-direita. Santiago Abascal, líder do partido Vox da Espanha, encabeça uma delegação dos Patriotas pela Europa, que inclui André Ventura, do Chega (Portugal). Giorgia Meloni, primeira-ministra italiana, será a única chefe de Estado ou Governo da UE presente. Por outro lado, Marine Le Pen e outros líderes da extrema-direita francesa não receberam convite, enquanto Alice Weidel, da Alternativa para a Alemanha (AfD), será representada por seu co-presidente, Tino Chrupalla.

Embora Viktor Orbán, primeiro-ministro húngaro e aliado próximo de Trump, não tenha sido convidado, a administração dos EUA esclareceu que a ausência de chefes de Estado estrangeiros reflete uma escolha deliberada de manter a lista restrita a convidados pessoais e aliados. Portugal será representado pelo embaixador Francisco Duarte Lopes.

Entre os convidados, destacam-se também magnatas da tecnologia, como Elon Musk, Mark Zuckerberg e Jeff Bezos, que reforçam a presença do setor privado no evento.

Antecessores de Trump, como Joe Biden, Barack Obama (sem a presença de Michelle Obama), Bill Clinton e George W. Bush, também marcarão presença na cerimônia.

A posse de Trump simboliza seu retorno ao poder após derrotar Kamala Harris, candidata democrata e então vice-presidente, nas eleições de 5 de novembro. Após um primeiro mandato entre 2017 e 2021 e uma derrota para Joe Biden, Trump agora retoma a Casa Branca com sua base fortalecida e apoio de líderes alinhados ideologicamente ao seu governo.
 

Leia Também: Posse de Trump leva clima de incerteza a brasileiros e imigrantes nos EUA

Leia Também: Bolsonaro diz esperar que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Leia Também: Anexação do Canadá como 51.º estado dos EUA “é impossível”

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Trump é detonado em restaurante: “é o Hitler do nosso tempo”

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Manifestantes chamaram Donald Trump de “Hitler dos nossos...

Mundo

Oracle dispara mais de 40% na bolsa e Ellison se aproxima de Musk como mais rico do mundo

“Nos próximos meses, esperamos conquistar vários clientes adicionais de vários bilhões de...

Mundo

Morre Charlie Kirk, aliado de Trump, após ser baleado em evento no Utah

O ativista ultraconservador norte-americano Charlie Kirk morreu, esta quarta-feira (10), após ter...

Mundo

data e onde será visível

Por isso, sua sombra nunca cobre o globo inteiro: trata-se de uma...