Mundo

Trump revoga vistos da Autoridade Palestina às vésperas de Assembleia-Geral da ONU em Nova York

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Departamento de Estado americano anunciou nesta sexta-feira (29) que o governo de Donald Trump começou a revogar e negar vistos a membros da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e da Autoridade Palestina antes da Assembleia-Geral das Nações Unidas, que acontecerá em em setembro, em Nova York.

De acordo com o comunicado, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, leva em frente o que o governo Trump diz ser um assunto de interesse da segurança nacional: “responsabilizar a OLP e a Autoridade Palestina por não cumprirem seus compromissos e por minar as perspectivas de paz”.

A nova medida demonstra o alinhamento do governo americano com o do primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu. Trump afirmou na última quarta-feira que está pressionando o governo israelense para que acelere suas operações militares na Faixa de Gaza de modo que a guerra possa terminar o quanto antes.

Segundo o site americano Axios, Trump não se opõe ao controverso plano de Netanyahu para ocupar a Cidade de Gaza, o maior centro urbano do território palestino. Ao mesmo tempo, o presidente fez críticas aos desdobramentos do conflito, que completará dois anos no próximo dia 7 de outubro.

“Não consigo mais assistir [a guerra entre Israel e Hamas]. É uma coisa terrível”, disse Trump a integrantes de sua equipe, segundo uma autoridade mencionada pelo Axios. O presidente, assim, teria exigido ao governo israelense que as operações sejam concluídas rapidamente, embora sem estabelecer um prazo.

Na decisão de revogar e negar os vistos desta sexta, o departamento americano ainda afirmou que, para OLP e Autoridade Palestina serem “consideradas parceiras pela paz”, as organizações devem por fim ao que chamou de “tentativas de contornar as negociações por meio de campanhas de guerra jurídica internacional”.

O texto ainda reafirma que o governo Trump permanece aberto a um “reengajamento que seja consistente com as leis, caso a Autoridade Palestina e OLP cumpram suas obrigações e demonstrem tomar medidas concretas para retornar a um caminho construtivo de compromisso e coexistência pacífica com o Estado de Israel”.

A pressão relatada por Trump na quarta-feira para que Israel acelere as operações em Gaza destoa de medidas adotadas por seu antecessor na Casa Branca, Joe Biden. O democrata falou em condicionar o apoio a Tel Aviv a uma mudança de postura do aliado e chegou a cobrar um cessar-fogo imediato para estabilizar a região, proteger civis e conter a crise humanitária.

Durante a campanha eleitoral do ano passado, Trump prometeu encerrar a guerra em Gaza de forma rápida. Sete meses após o início de seu segundo mandato, no entanto, nenhuma solução foi alcançada.

Enquanto isso, a crise humanitária se intensifica no território. Tanques israelenses avançaram nesta quarta sobre o bairro de Ebad-Alrahman, na Cidade de Gaza, destruindo casas e levando moradores a fugir.

Israel aprovou um plano para tomar o local, que descreve como o último bastião do Hamas, apesar de o governo já ter afirmado que o grupo terrorista não existe mais como força militar no território. Cerca de metade dos dois milhões de habitantes de Gaza vive atualmente na cidade, e Israel afirmou que eles terão de se deslocar.

Pelo menos por ora, a possibilidade de uma trégua na região parece distante. Questionado sobre os planos para a criação de um Estado palestino, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, afirmou na quarta (27) que essa possibilidade está descartada.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Aquecimento e resfriamento sem energia usa um único material

Energia Redação do Site Inovação Tecnológica – 10/11/2025 Diagrama conceitual da tecnologia de processamento...

Mundo

Toronto amanhece coberta de neve e ganha cenário de cartão de Natal

A cidade de Toronto, no sul da província de Ontário, no Canadá,...

Mundo

Cúpula atrasa início para incluir Lula em ‘foto de família’, na Colômbia

ANA ESTELA DE SOUSA PINTOSANTA MARTA, None (FOLHAPRESS) – Após anunciar de...

Mundo

Japão emite alerta de tsunami após terremoto de magnitude 6,7 na costa

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Japão emitiu um alerta de tsunami...