Mundo

Trump proíbe a entrada nos EUA a cidadãos de 12 países: “Terroristas”

Donald Trump, proibiu a entrada nos Estados Unidos de cidadãos de 12 países para “proteger” o país de “terroristas estrangeiros”, segundo uma proclamação publicada pela Casa Branca na quarta-feira (4).

A proibição assinada pelo Presidente dos Estados Unidos, que entra em vigor a 09 de junho, aplica-se ao Afeganistão, Birmânia, Chade, República Democrática do Congo, Eritreia, Haiti, Irão, Líbia, Somália, Sudão e Iémen.

“A entrada nos Estados Unidos de nacionais destes países como imigrantes e não-imigrantes é totalmente suspensa”, proclama Trump.

Sete outros países estão sujeitos a restrições, designadamente, o Burundi, Cuba, Laos, Serra Leoa, Togo, Turquemenistão e Venezuela.

A proibição e restrições aplicam-se tanto à entrada de imigrantes como de não imigrantes, especifica a ordem executiva assinada por Trump e é divulgada poucos dias depois do atentado no Colorado.

No domingo, um homem atacou os participantes de uma marcha semanal no Colorado em apoio aos reféns israelenses na Faixa de Gaza. Segundo a Casa Branca, o autor do ataque encontrava-se em território norte-americano “ilegalmente”.

“É política dos Estados Unidos proteger os seus cidadãos contra ataques terroristas e outras ameaças à segurança nacional ou à segurança pública”, explica o documento.

“Os protocolos e procedimentos de rastreio e verificação associados à concessão de vistos e a outros processos de imigração desempenham um papel fundamental na aplicação dessa política”, reforçando a capacidade do país “detectar estrangeiros que possam cometer, ajudar ou apoiar atos de terrorismo, ou que, de outra forma, representem uma ameaça à segurança”, acrescenta ainda a proclamação.

Leia Também: Trump diz que Putin vai revidar ataque; EUA temem risco nuclear

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Cúpula atrasa início para incluir Lula em ‘foto de família’, na Colômbia

ANA ESTELA DE SOUSA PINTOSANTA MARTA, None (FOLHAPRESS) – Após anunciar de...

Mundo

Japão emite alerta de tsunami após terremoto de magnitude 6,7 na costa

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Japão emitiu um alerta de tsunami...

Mundo

Ex-Rei da Espanha confirma em autobiografia que matou irmão adolescente

O ex-rei da Espanha, Juan Carlos, de 87 anos, confirmou em sua...

Mundo

Hamas acredita ter encontrado corpo de Hadar Goldin, morto em 2014

O grupo islâmico Hamas revelou neste sábado acreditar ter encontrado os restos...