Mundo

Trump manda Venezuela parar de fornecer petróleo à Rússia e China, diz TV

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Governo Trump pediu que a Venezuela cortasse o fornecimento de petróleo para a Rússia, China, Irã e Cuba, afirmou o canal de TV ABC News.

Demanda foi feita durante conversa com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, após a prisão de Maduro. Nesta terça-feira (6), Trump já tinha informado que o governo venezuelano entregaria “entre 30 e 50 milhões de barris” aos EUA” a preço de mercado”.

Além de cortar os laços com os países, os EUA também exigiram que a Venezuela tivesse “uma parceria exclusiva” para fornecer petróleo ao país. Na venda de petróleo bruto, por sua vez, os Estados Unidos devem ser favorecidos em relação a outras nações, afirmou o canal.

Caracas só conseguirá passar “algumas semanas” independente antes de precisar vender reservas, estimou Rubio. O secretário de Estado se reuniu com legisladores nesta terça-feira (6) e disse, segundo fontes do canal, que os EUA têm condições de forçar a venda do petróleo já extraído por causa das condições financeiras do país latino.

China reagiu ao pedido de exclusividade, afirmando que os EUA estão intimidando a Venezuela. “O uso da força contra a Venezuela e a exigência de que o país favoreça os Estados Unidos na gestão de seus próprios recursos constituem um típico ato de intimidação, violam o direito internacional e a soberania”, afirmou Mao Ning, porta-voz das Relações Exteriores do país.

EXPORTAÇÃO DO PETRÓLEO PARA OUTROS PAÍSES ESTÁ BLOQUEADA

EUA manterão exportação em “quarentena” até que a situação política seja resolvida, afirmou Marco Rubio. “Esse bloqueio permanecerá em vigor até que vejamos mudanças que não apenas promovam o interesse nacional dos Estados Unidos, que é o número um, mas que também levem a um futuro melhor para o povo venezuelano”, disse, ao canal CBS.

Rubio projeta demanda por petróleo pesado de empresas “não russas” e “não chinesas”. Segundo ele, há escassez global de petróleo bruto pesado, fator que deve favorecer o interesse de petroleiras pela atuação na Venezuela.

Petroleiras americanas vão entrar na Venezuela, disse Trump após ataque e prisão de Maduro. Ao comentar sobre a prisão do ditador, Trump disse que as companhias investiriam bilhões para “atuar para elevar a produção da indústria petrolífera venezuelana”.

Petróleo venezuelano é diferente do americano. Os Estados Unidos produzem, em sua maioria, petróleo leve e doce, com baixo teor de enxofre, que exige menos etapas no refino e é utilizado principalmente para a fabricação de gasolina. Já a Venezuela possui petróleo pesado e extrapesado, mais usados para produção de diesel, com alta viscosidade e maior acidez, o que torna sua extração e processamento mais complexos e caros.

Dona da maior reserva de petróleo do mundo, a Venezuela enfrenta dificuldades para ampliar sua produção e refino do combustível. País detém 17,5% da reserva de petróleo do mundo, com 303,8 bilhões de barris do combustível, segundo relatório do Instituto de Estatística de Energia, mas produção caiu mais de 70% desde a estatização do setor, em 2007, para 960 mil barris diariamente em 2024.

Os americanos vão às urnas em novembro para renovar toda a Câmara dos Representantes e 35 das 100 cadeiras do Senado, além de governadores e outros cargos estaduais e locais.

Folhapress | 08:00 – 07/01/2026

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Trump faz posts sobre Cuba e sugere Rubio como presidente

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Após operação para capturar o ditador Nicolás...

Mundo

Líder do Japão pondera dissolver parlamento e convocar eleições

De acordo com a agência de notícias japonesa Kyodo, que cita fontes...

Mundo

Incêndio na Suíça. Porta de serviço do bar estava trancada por dentro

O proprietário do bar Le Constellation, na Suíça, onde 40 pessoas morreram...

Mundo

Qual a fase da Lua hoje (11)? Veja calendário lunar de janeiro 2026

Durante o ciclo lunar A Lua crescente sucede a nova e representa...