Mundo

Trump elogia Xi Jinping, mas diz que é difícil negociar com líder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (4) que tem apreço pelo líder chinês, Xi Jinping, mas que considera difícil fechar acordos com ele. A declaração foi feita em uma publicação na rede social Truth Social, plataforma criada pelo próprio republicano.

“Eu gosto do presidente Xi da China, sempre gostei e sempre vou gostar, mas ele é muito duro, e extremamente difícil de negociar”, escreveu Trump.

O comentário ocorre em meio a especulações sobre uma possível conversa telefônica entre os dois líderes ainda esta semana, em meio a novas tensões comerciais entre Washington e Pequim.

Recentemente, a China acusou os Estados Unidos de violarem um acordo firmado em Genebra, ao implementar novas restrições comerciais — entre elas, medidas que dificultam a venda de semicondutores e softwares usados na fabricação desses componentes de alta tecnologia. Além disso, o governo chinês contesta a decisão norte-americana de cancelar vistos de estudantes chineses.

Na semana passada, o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, criticou Pequim por não cumprir partes do acordo, especialmente no que diz respeito à exportação de minerais essenciais para a indústria eletrônica. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, também fez duras críticas ao modelo econômico chinês, que, segundo ele, “exporta deflação e excesso de produção” para o restante do mundo. Bessent defendeu que a China adote estímulos fiscais e controle a superprodução interna.

Apesar das críticas, Trump sinalizou que um eventual telefonema com Xi Jinping poderia aliviar as tensões comerciais. No entanto, até o momento, não há confirmação de que a ligação esteja agendada.

O novo embaixador dos Estados Unidos na China, David Perdue, chegou a Pequim em meados de maio. Com relação próxima ao presidente norte-americano, espera-se que ele consiga reabrir canais de diálogo importantes entre as duas potências.

Leia Também: China avisa EUA para “não brincarem com o fogo” em relação a Taiwan

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Lula diz que deseja que Brasil receba ‘tratamento igualitário’ de Trump

“Quero dizer ao presidente dos EUA, Donald Trump, que não queremos uma...

Mundo

Nasa adia lançamento de missão à Lua previsto para março

Antes, a missão deveria ter sido lançada em 8 de fevereiro. No...

Mundo

Afinal, tarifa de 10% passa para 15%: “Permitido e legalmente testado”

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou neste sábado que a tarifa global...

Mundo

Após conquistar internet, Punch já tem amigos: “Resiliência”

Punch — ou Panchi-ku —, um macaco de sete meses, está conquistando...