Mundo

Trump decide mudar nome do Pentágono para Departamento de Guerra

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai mesmo mudar o nome do Departamento de Defesa, sediado no Pentágono, para Departamento de Guerra. A ordem-executiva será assinada esta sexta-feira (5), e surge dias após o republicano ter afirmado que Guerra “tinha um som mais forte”.

A informação foi confirmada pela Casa Branca à Fox News, depois de Trump e o secretário de Defesa, Pete Hegseth, terem indicado que queria mudar o nome do departamento. 

A ordem executiva prevê o uso do Departamento de Guerra como título secundário para o Departamento de Defesa, bem como a nomeação de “secretário de Guerra” para Hegseth.  

Na quinta-feira (4), quando questionado sobre a mudança de nome, o (ainda) secretário de Defesa indicou também que poderia acontecer esta sexta-feira. “Eu diria para ficarem atentos amanhã”, declarou, citado pela CNN. “É algo que — as palavras importam. Os títulos importam. As culturas importam. E George Washington fundou o Departamento de Guerra. Veremos.”

Já na semana passada, em 25 de agosto, Trump também manifestou a sua intenção de mudar o Departamento de Defesa para Departamento de Guerra.

“Por que somos ‘Defesa’? Antigamente, era chamado de Departamento de Guerra, e tinha um som mais forte”, disse Donald Trump, durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca. “Soa melhor”, frisou.

“Não quero ser apenas defesa. Queremos defesa, mas também queremos passar à ofensiva”, atirou.

Trump argumentou, ainda, que durante as vitórias norte-americanas na 1.ª e na 2.ª Guerra Mundial o nome usado era Departamento de Guerra.

O Departamento de Guerra, destaca-se, foi criado por George Washington em 1789 e existiu até 1947, época em que foi reorganizado pelo então presidente, Harry Truman.

Em 1949, passou a chamar-se Departamento de Defesa, mantendo a designação há mais de três quartos de século.

Apesar da sugerida mudança de nome, Trump enfatizou os seus esforços para mediar o cessar-fogo e as tréguas nos conflitos globais, destacando os sucessos nos conflitos entre a Índia e o Paquistão e a Arménia e o Azerbaijão, entre outros.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

O primeiro santo millennial será canonizado hoje. Quem era Carlo Acutis?

O “influencer de Deus” será canonizado neste domingo pelo Papa Leão XIV,...

Mundo

Trump ‘declara guerra’ e ameaça Chicago com força ‘apocalíptica’

Depois de Los Angeles, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também...

Mundo

Cirurgião amputou as próprias pernas para receber indenização milionária

Um cirurgião do Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS, na sigla em...

Mundo

Israel ameaça “medidas unilaterais” se Ocidente reconhecer Palestina

A ameaça foi feita pelo ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon...