Mundo

Trump ameaça Japão com tarifas por recusa em importar arroz dos EUA

O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou nesta segunda-feira (30) aplicar novas tarifas ao Japão, acusando o país de se recusar a importar arroz norte-americano. A declaração foi feita na rede Truth Social, a poucos dias do prazo de 9 de julho, quando expira a suspensão de tarifas elevadas sobre dezenas de parceiros comerciais, entre eles o Japão.

Trump escreveu: “Eles não aceitam o nosso ARROZ, e, no entanto, enfrentam uma escassez enorme de arroz”. E completou: “Vamos enviar-lhes uma carta. Adoramos tê-los como parceiro comercial ao longo de muitos anos”.

O governo norte-americano tem intensificado a pressão sobre diversos países para concluir negociações antes do fim do prazo. Trump havia suspendido as tarifas em abril, concedendo 90 dias para fechar acordos. Até o momento, apenas o Reino Unido e a China chegaram a entendimentos preliminares.

Kevin Hassett, diretor do Conselho Econômico Nacional, afirmou que mais acordos poderão ser anunciados após o feriado de 4 de julho. “Vamos começar a anunciar os enquadramentos [dos acordos]”, disse à Fox Business.

Apesar das ameaças, Hassett destacou que as conversas com o Japão continuam. “Nada está encerrado. Sei o que ele publicou, mas continuarão as discussões até o fim.”

O mercado reagiu com pessimismo: a bolsa de Tóquio caiu 0,7% na abertura. A escassez de arroz, destacada por Trump, tem gerado insatisfação social no Japão, onde os preços dobraram no último ano. O governo japonês chegou a liberar reservas de emergência para conter a crise, mas isso provocou tensão com o setor agrícola — base tradicional do partido governista, que enfrenta eleições em 20 de julho.

O Japão nega o protecionismo citado por Washington. Em março, a Casa Branca afirmou que o país asiático cobra tarifas de até 700% sobre o arroz importado — uma alegação rejeitada por Tóquio.

As negociações seguem travadas, principalmente por conta da tarifa de 25% imposta ao setor automotivo japonês. O Japão pede a retirada da medida, argumentando que ela prejudica uma indústria vital. Trump, no entanto, insiste que o Japão importa poucos veículos produzidos nos EUA.

O país também enfrenta uma tarifa geral de 24% sobre suas exportações para os EUA, reduzida para 10% temporariamente durante as negociações. O governo americano pretende concluir acordos com cerca de dez parceiros comerciais nos próximos dias, enquanto os demais devem receber notificações formais com novas tarifas.

Leia Também: Trump: se um juiz proibir tarifas, EUA serão explorados por outros países

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

O primeiro santo millennial será canonizado hoje. Quem era Carlo Acutis?

O “influencer de Deus” será canonizado neste domingo pelo Papa Leão XIV,...

Mundo

Trump ‘declara guerra’ e ameaça Chicago com força ‘apocalíptica’

Depois de Los Angeles, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também...

Mundo

Cirurgião amputou as próprias pernas para receber indenização milionária

Um cirurgião do Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS, na sigla em...

Mundo

Israel ameaça “medidas unilaterais” se Ocidente reconhecer Palestina

A ameaça foi feita pelo ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon...