Mundo

Três blocos surgem, e cabo de guerra para regular IA pode sobrar para nós

A má notícia é que um verdadeiro cabo de guerra começa a se desenhar no cenário internacional, com pressões econômicas e geopolíticas que podem resultar em regulações frágeis, pouco preparadas para lidar com os desafios impostos pela IA, ou que existam simplesmente para dizer que o país fez alguma coisa sobre o tema.

Regular aplicações de inteligência artificial está longe de ser um assunto de nicho. IA não é um setor da economia, mas sim uma ferramenta que atravessa os mais diferentes setores, do agro à saúde, da educação à indústria.

Acertar a mão no desenho regulatório é importante para promover inovação nacional e garantir que direitos sejam protegidos, já que cada vez mais atividades do nosso dia a dia passam a contar com algum componente de inteligência artificial.

Brincando com Trump, que havia dito que o mantra nos EUA sobre energia seria “fure, bebê, fure” (“drill, baby, drill”, em inglês), Macron afirmou que o mantra na França sobre IA seria “plugue, bebê, plugue” (“plug, baby, plug”, em inglês), enfatizando a facilidade para empresas de tecnologia atuar no país.

Ao entrar na roda, fica a questão se o Brasil terá condições de impulsionar um movimento, quiçá no Brics, ou vai se juntar em tendências alheias, adotando o conhecido mantra latino “oh baby me leva”.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

sam altman openai substituicao por ia

Em meio à IA, Altman acha que jornalismo deve ser valorizado. Apesar...

Mundo

Dá para superar segunda lei da termodinâmica no reino quântico, dizem físicos

A discussão sobre a existência ou não de uma termodinâmica quântica tem...

Mundo

Mulher é morta por engano ao tentar limpar casa errada nos EUA

Uma mulher que trabalhava para uma empresa de limpeza doméstica foi morta...

Mundo

Bateria de magnésio atinge operação estável em temperatura ambiente

O magnésio representa cerca de 2,5% da massa da crosta terrestre, enquanto...