Mundo

Tornado de fogo é registrado em incêndio em Portugal; veja as imagens

Um fenômeno raro voltou a ser registrado em Portugal durante os incêndios florestais que atingem o país. Na noite de sexta-feira, 15 de agosto, moradores de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, flagraram a formação de um tornado de fogo — redemoinho de chamas que se ergueu no meio da vegetação em chamas e foi compartilhado em vídeos nas redes sociais.

O chamado “tornado de fogo” ocorre quando o calor extremo de um incêndio aquece o ar ao redor, provocando movimentos circulares que formam um vórtice. Esse redemoinho pode carregar não apenas fogo, mas também cinzas e detritos, aumentando os riscos para moradores e equipes de combate.

O incêndio que deu origem ao fenômeno começou na madrugada de quarta-feira, 13, em Vila Boa, município de Sátão, no distrito de Viseu. No mesmo dia, as chamas se espalharam para os concelhos vizinhos de Sernancelhe e Aguiar da Beira.

Esse não foi o primeiro episódio do tipo neste verão europeu. No sábado, 9 de agosto, outro tornado de fogo já havia sido registrado em Moimenta da Beira, também no distrito de Viseu, em um incêndio que durou mais de 24 horas e chegou a colocar casas em risco.

A onda de incêndios levou o governo português a prolongar até domingo, 17 de agosto, a situação de alerta nacional, vigente desde 2 de agosto. A decisão foi anunciada pela ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, que destacou a manutenção de todas as restrições de atividades de risco em áreas rurais.

Segundo dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), divulgados no dia 14, cerca de 75 mil hectares já foram consumidos pelas chamas em 2025, sendo mais da metade apenas nas últimas três semanas. Trata-se da segunda maior área queimada desde 2017, ano da tragédia de Pedrógão Grande, quando mais de 60 pessoas morreram em um único incêndio.

Até o momento, os fogos já provocaram uma vítima fatal: Carlos Dâmaso, ex-prefeito da freguesia de Vila Franca do Deão, que não resistiu após ser atingido pelas chamas. A morte mobilizou manifestações de pesar de autoridades portuguesas, incluindo o presidente da República, o governo e diferentes partidos políticos.

Onda de calor, seca intensa e ventos fortes alimentam incêndios que já destruíram milhares de hectares no sul da Europa. Grécia, Portugal e Espanha seguem em combate, enquanto França e Itália registram melhora, mas mantêm alerta para novas ocorrências

Notícias ao Minuto | 07:05 – 14/08/2025

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Ataques israelenses matam 25 pessoas em Gaza

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Pelo menos 25 palestinos morreram vítimas de...

Mundo

Qual a fase da Lua hoje (16)? Veja calendário lunar de agosto 2025

Além das marés, estudos observacionais sugerem que a diminuição gradual da luminosidade...

Mundo

Como morango do amor quebrou barreira do algoritmo nas redes sociais?

Virou um surto coletivo como há muito tempo não víamos Helton Simões...

Mundo

Após encontro com Putin, Trump e Zelensky conversam por telefone

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversou por cerca de uma hora...