Mundo

Surto de síndrome de Guillain-Barré na Índia gera preocupações mundiais

Pune, uma grande cidade no oeste da Índia, tem testemunhado um número crescente de casos de síndrome de Guillain-Barré desde o início do ano. Investigações apontaram para Campylobacter jejuni, um patógeno responsável por doenças transmitidas por alimentos e reconhecido como um fator-chave por trás da síndrome de Guillain-Barré em todo o mundo. Essa ligação foi estabelecida pela primeira vez na década de 1990 na China rural, onde os surtos da doença coincidiram com as estações das monções devido a crianças brincando em água contaminada por resíduos de aves.

Os números mais recentes indicam que Pune presenciou 160 casos, com cinco mortes suspeitas. Atualmente, 48 pacientes permanecem em terapia intensiva, 21 estão em ventiladores e 38 receberam alta após o tratamento.

Conforme mencionado, a disseminação da síndrome de Guillain-Barré ligada à Campylobacter jejuni e não é exclusiva da Índia. Além da China, em 2023, o Peru registrou mais de 200 casos suspeitos e quatro mortes em apenas sete meses, levando o governo a declarar uma emergência nacional de saúde. Dois terços dos afetados foram diagnosticados com infecções causadas por Campylobacter. 

A enfermidade chamou a atenção dos brasileiros em julho de 2023, quando houve um surto na América do Sul. Na ocasião, o governo do Peru decretou estado emergência sanitária nacional devido ao “aumento incomum” de casos. Segundo os dados do Ministério da Saúde local, o país vizinho registrou 182 pacientes com a doença no primeiro semestre de 2023. Desse total, quatro morreram. Além disso, até um famoso desenvolveu a doença. No dia 11 de junho de 2024, o ator Reynaldo Gianecchini revelou que desenvolveu a condição. Em entrevista ao podcast PodDelas, o artista contou que a síndrome afetou parte de seus movimentos.

De todas as doenças autoimunes que existem, a síndrome de Guillain-Barré é definitivamente uma das menos comuns. Essa condição, que afeta os nervos do corpo e causa fraqueza muscular que evolui para paralisia, é grave e pode matar. A boa notícia é que pode ser tratada com um rápido diagnóstico.

Mas o que é exatamente a síndrome de Guillain-Barré e como identificar seus sintomas? Clique a seguir na galeria.

Leia Também: Polícia diz que atiradores da praia de Bondi na Austrália agiram sozinhos

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Israel proíbe atuação de 37 ONGs na Faixa de Gaza, incluindo Médicos Sem Fronteiras

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governo de Israel vai proibir a...

Mundo

Dez anos após fim da política de filho único, ‘sonho chinês’ de nação rejuvenescida ainda não se realizou

VICTORIA DAMASCENOPEQUIM, CHINA (FOLHAPRESS) – Por mais de 35 anos os casais...

Mundo

Regime iraniano promete resposta firme contra protestos no país; prédio de governador é atacado no sul

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O escritório de um governador local na...

Mundo

Rússia divulga vídeo de drone usado em suposto ataque da Ucrânia contra residência de Putin

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Ministério da Defesa da Rússia divulgou...