Mundo

Steve Bannon critica STF e chama Moraes de nazista

O estrategista político norte-americano Steve Bannon, conhecido por seu papel na campanha de Donald Trump em 2016 e por suas alianças com lideranças de extrema direita ao redor do mundo, voltou a causar controvérsia. Em entrevista a um canal brasileiro no YouTube neste domingo (19), Bannon comparou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a juízes nazistas dos anos 1930. Além disso, afirmou que as eleições presidenciais brasileiras de 2026 serão as mais importantes do mundo e defendeu o retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro ao poder.

De acordo com a Folha de São Paulo, Bannon não poupou críticas a Moraes, a quem acusou de corrupção e autoritarismo. “É escandaloso o que esse juiz do Supremo faz. Os brasileiros sabem que ele é radical. Ele é como um juiz nazista dos anos 1930. Ele eventualmente precisa ser removido do cargo. Sua justiça é mais corrupta que a de Lula”, declarou Bannon.

Ele também destacou a importância das próximas eleições no Brasil. “Precisamos vencer em 2026. A eleição mais importante do mundo será no Brasil. O povo brasileiro precisa restaurar Bolsonaro na Presidência”, afirmou.

Até o momento, o STF não comentou as declarações do estrategista norte-americano.

Bolsonaro, atualmente inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi citado por Bannon como essencial para o futuro político do Brasil. Contudo, o ex-presidente enfrenta sérias restrições legais, incluindo a apreensão de seu passaporte desde fevereiro de 2024, no âmbito da Operação Tempus Veritatis. A operação investiga sua suposta participação em uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Na última semana, Bolsonaro tentou recuperar o passaporte para comparecer à posse de Trump, mas o pedido foi negado por Moraes.

As declarações de Bannon ocorreram durante um almoço que reuniu integrantes de uma comitiva de parlamentares brasileiros que estão nos Estados Unidos para acompanhar a posse de Donald Trump, marcada para esta segunda-feira (20). Durante o evento, Bannon afirmou que há uma “comunidade internacional de soberania pronta para apoiar o Brasil”.

Ele também aproveitou para criticar o atual presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, acusando-o de “vender a Amazônia ao Partido Comunista Chinês” e de corrupção. “Ele está traindo os brasileiros agora mesmo”, disse.

Leia Também: Donald Trump planeja ordens executivas para o primeiro dia de mandato

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Esposa de ex-primeiro-ministro do Nepal é queimada viva durante protestos

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Rabi Laxmi Chitrakar, esposa do ex-primeiro-ministro do...

Mundo

Apple lança iPhone Air e iPhone 17

Por Stephen Nellis e Aditya Soni CUPERTINO, Estados Unidos (Reuters) – A...

Mundo

Polícia prende homem que oferecia ‘500 euros por cabeça de brasileiros’

Um homem de 56 anos foi preso pela Polícia Judiciária (PJ), de...

Mundo

Startup Reflection AI, apoiada pela Nvidia, busca avaliação de US$5,5 bi, diz FT

(Reuters) – A Reflection AI, apoiada pela Nvidia, está levantando cerca de...