Mundo

Smart Sampa é integrado a sistema federal para buscar carros roubados

Smart Sampa tem 20 mil câmeras espalhadas pela cidade, e 4.000 delas têm tecnologia de reconhecimento de placa. Segundo a Prefeitura, as câmeras — que ficam em locais estratégicos —, leem as placas de carros que passam por ela e verificam se há algum problema. Sistema usa a tecnologia OCR (reconhecimento óptico de caracteres) e inteligência artificial para fazer o reconhecimento dos caracteres das placas.

Caso carro roubado seja detectado, um alerta é emitido para a central. Com isso, equipes de campo da GCM (Guarda Civil Metropolitana) realizam a abordagem e eventual prisão do condutor e apreensão do veículo.

Diferença é que integração permite consulta de base de dados federal. De forma resumida, a cidade de São Paulo faz um acesso ao Córtex via API (uma interface de aplicação) para checar informações de placas de veículos roubados. O sistema da prefeitura também busca informações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Na prática, a parceria deve tornar mais abrangente a busca por veículos roubados ou furtados.

Integração do Córtex com Smart Sampa é, a princípio, apenas com informações de placas. O anúncio da prefeitura, porém, dá a entender que parceria deve se estender a outras informações presentes no Córtex, como informações de mandados de prisão, pessoas desaparecidas e condenações criminais, além de registros de boletim de ocorrência.

Recurso de reconhecimento facial do Smart Sampa já ajudou a prender mais de 1.500 criminosos. Prefeitura diz ainda que 29 pessoas desaparecidas já foram encontradas e que já ajudou a encontrar mais de 380 foragidos.

Críticas ao uso da tecnologia

Organizações criticam o uso da tecnologia de reconhecimento facial. O uso de inteligência artificial para identificar pessoas é complexo, pois a tecnologia não funciona bem para detectar quem tem pele escura.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Carlo Acutis, o ‘santo millennial’, gostava de Pelé e conhecia Nossa Senhora Aparecida

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Nem todo herói usa capa. Mas a...

Mundo

Deputado francês pede investigação do TikTok por “colocar em risco a vida” de usuários

“Parece-me que há delitos de natureza criminal, de cumplicidade ativa e, em...

Mundo

Simulação da turbulência na galáxia não saiu de acordo com as teorias

Ao medir com precisão sem precedentes como a energia turbulenta se move...

Mundo

Explosão de caminhão-tanque deixa 10 mortos e 70 feridos no México

Nesta quarta-feira (10), um caminhão-tanque de gás capotou, pegou fogo e explodiu...