Quais os principais problemas
Sistemas de inteligência artificial ‘alucinam’, então anotações podem conter erros. As próprias ferramentas avisam as pessoas, mas nem sempre isso é levado a sério. Um repórter do site americano Huffington Post diz que o sistema do Google “participou” de uma reunião e atribuiu tarefas a ele que não correspondiam com o que foi discutido. Sem contar que nem sempre mecanismos de reconhecimento de voz reconhecem todos os sotaques.
Há também envio de resumos com uma chamada já iniciada. Em matéria no Wall Street Journal, uma empresária descreve que estava numa chamada com seu assistente e que posteriormente enviou o link para um cliente. Conclusão: a pessoa recebeu o resumo, inclusive uma piada do assistente sugerindo que a próxima chamada seria com um “príncipe nigeriano”. Nesses casos, é importante limitar o compartilhamento das anotações, quando for conveniente, ou simplesmente iniciar uma nova chamada se for uma reunião de trabalho importante.
Plugins de anotação podem passar despercebidos e não ficar claro que conversa é “monitorada”. Alguns sistemas acessam a agenda da pessoa e entra nas reuniões automaticamente. Geralmente, eles aparecem na conversa como “Notetaker AI de fulano”. É de bom tom avisar que a conversa está sendo “gravada”. Em apps de vídeochamada, geralmente há uma notificação explicando que chamada está sendo “acompanhada” por um agente de IA.
Deixe um comentário