Mundo

Senado aprova mudanças da Câmara em lei que protege crianças nas redes

A proposta cria um conjunto de regras jurídicas para as big techs com o objetivo de proteger crianças e adolescentes na internet. O texto entrou na lista de prioridades da Câmara após denúncias do influenciador Felca sobre a chamada “adultização”. Mas a fiscalização é um dos pontos de difícil aplicação da lei.

O texto aprovado no Senado acaba com recompensas em jogos, os chamados “loot boxes”. O trecho tinha sido excluído na Câmara, mas foi retomado hoje pelo relator no Senado. Segundo a justificativa, essas caixas de recompensas, que podem ser pagas, funcionam como os jogos de azar e podem causar vício.

Senadora que pediu CPI para pedofilia e erotização de crianças elogiou o projeto. Ao UOL, Damares Alves (Republicanos-DF) disse que texto “melhorou” após passar pelo crivo dos deputados.

Aprovação do projeto representa vitória do presidente da Câmara. Após o motim bolsonarista, que paralisou os trabalhos na Casa por mais de 30 horas para pressionar pela votação da anistia aos presos nos atos golpistas, Hugo Motta conseguiu reverter a pauta de discussões e aprovar uma proposta com o apoio de todos os partidos.

Comissão vai analisar mais projetos sobre o tema em até 1 mês. O chefe da Casa também determinou a criação de um grupo de trabalho para discutir outras propostas com a mesma temática. Motta deve indicar um coordenador e os líderes indicarão dois deputados para integrar o colegiado, que terá 30 dias para concluir os trabalhos.

A criação de uma nova autoridade autônoma, que foi uma novidade introduzida e bem pensada pela Câmara dos Deputados, será objeto de lei própria. Então, teremos oportunidade para discutir o escopo, o tamanho, os custos, uma eventual absorção pela Anatel. Tudo isso vai ser objeto de debate por esta Casa, com todo o cuidado e toda a qualidade. Então, não há preocupação com relação a isso.
Alessandro Vieira (MDB-SE), senador e autor do projeto



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

China e Rússia fazem patrulha inédita

IGOR GIELOWSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As Marinhas da Rússia e da...

Mundo

Quase meia hora sem respirar: o segredo do croata que bateu recorde mundial

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O mergulhador croata Vitomir Maricic realizou um...

Mundo

Nvidia prevê US$54 bi em receita no 3º tri

(Reuters) – A Nvidia previu nesta quarta-feira receita de terceiro trimestre acima...

Mundo

Milei é retirado às pressas de ato de campanha após confusão

DOUGLAS GAVRASBUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – A caravana de Javier Milei em...