Mundo

Rússia diz ter impedido sabotagem ao oleoduto que fornece Europa ocidental

As autoridades da Rússia anunciaram nesta terça-feira que frustraram uma tentativa de sabotagem com explosivos contra o oleoduto Druzhba, um dos maiores do mundo e responsável pelo abastecimento de países da Europa Ocidental. A ação teria ocorrido na região de Lipetsk, no sudoeste do país.

Em comunicado, o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) informou que os suspeitos, com idades entre 14 e 17 anos, planejavam utilizar um artefato explosivo improvisado para danificar um trecho do oleoduto na cidade de Lebedyanski, em Lipetsk.

Segundo o FSB, os adolescentes buscavam “dinheiro fácil” e teriam entrado em contato, em outubro de 2025, com um suposto agente da inteligência ucraniana por meio do aplicativo Telegram. A partir desse contato, teriam recebido instruções para incendiar infraestruturas de energia e de transporte em território russo.

As autoridades russas afirmaram que os envolvidos podem enfrentar penas de até 20 anos de prisão, conforme a legislação do país.

Ainda de acordo com o FSB, os recrutadores ucranianos teriam como principal alvo jovens e até menores de idade, que muitas vezes não conhecem a lei nem têm plena consciência da gravidade dos crimes e das punições severas previstas, incluindo prisão perpétua em alguns casos.

O oleoduto Druzhba, cujo nome significa “Amizade”, possui mais de quatro mil quilômetros de extensão e é uma das principais redes de transporte de petróleo da Europa. Ele abastece diretamente países como Belarus, Ucrânia, Polônia, Hungria, Eslováquia e República Tcheca, sendo considerado estratégico para a produção e a distribuição de energia no continente europeu.

 

Ditador da Belarus oferece asilo a Maduro em meio a tensão com Estados Unidos

Aleksandr Lukachenko afirma que pode receber venezuelano Nicolás Maduro caso deixe o cargo; oferta surge enquanto Donald Trump intensifica retórica contra regime em Caracas

Folhapress | 22:15 – 15/12/2025

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Grok, de Musk, foi sexualizado para ganhar usuários, mostra jornal

Treinamento foi feito com conteúdo explícito. Os funcionários da empresa de Musk...

Mundo

Ultrassonografia agora revela o que há no interior das estruturas de concreto

É uma técnica inédita de ultrassonografia de banda larga, capaz de revelar...

Mundo

Jeffrey Epstein se descreveu como “predador sexual de categoria um”

Em uma entrevista incluída nos documentos recentemente divulgados pelo Departamento de Justiça...

Mundo

Nasa enviará 1ª mulher e astronauta negro à órbita lunar

Assim como Wiseman, esta será sua segunda experiência espacial. Canadense marca abertura...