Mundo

Quatro girafas diferentes são reconhecidas em reclassificação histórica

A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) anunciou o reconhecimento de quatro espécies diferentes de girafas, em uma reclassificação histórica do mamífero terrestre mais alto do mundo.

Até então, as girafas eram classificadas como uma única espécie com nove subespécies. Segundo comunicado da UICN, citado pela agência espanhola EFE, a mudança marca um avanço importante para a conservação desses animais típicos da África.

Análise genética

Uma análise genética, morfológica e biogeográfica conduzida pelo Grupo de Especialistas em Girafas e Ocapi (GOSG), da Comissão de Sobrevivência de Espécies da UICN, concluiu que as diferenças entre as populações são significativas o bastante para justificá-las como espécies distintas, cada uma com sua própria história evolutiva.

As quatro espécies agora oficialmente reconhecidas são: girafa-do-norte (Giraffa camelopardalis), girafa-reticulada (Giraffa reticulata), girafa-masai (Giraffa tippelskirchi) e girafa-do-sul (Giraffa giraffa).

Subespécies

Entre as subespécies, estão a girafa-da-núbia e a girafa-do-cordofão, ambas dentro da girafa-do-norte, e a girafa-de-angola, incluída na girafa-do-sul.

As populações de girafas diminuíram quase 30% nos últimos 30 anos, devido à perda de habitat, caça ilegal e conflitos em diferentes países africanos.

Michael Brown, copresidente do GOSG e coordenador científico da Giraffe Conservation Foundation, destacou que esse reconhecimento permitirá avaliações mais precisas para a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da UICN e o desenvolvimento de estratégias de proteção mais eficazes.

Andrey Guilherme Nogueira de Queiroz, conhecido como Boiadeiro, participava de uma cavalgada quando o animal teria passado mal, e ele então mutilou as patas do cavalo

Folhapress | 20:23 – 19/08/2025

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Ex-Rei da Espanha confirma em autobiografia que matou irmão adolescente

O ex-rei da Espanha, Juan Carlos, de 87 anos, confirmou em sua...

Mundo

Hamas acredita ter encontrado corpo de Hadar Goldin, morto em 2014

O grupo islâmico Hamas revelou neste sábado acreditar ter encontrado os restos...

Mundo

Carro em fuga da polícia bate contra bar e mata quatro pessoas nos EUA

Quatro pessoas morreram e onze ficaram feridas depois que um carro em...

Mundo

Câmera térmica é capaz de filmar pum? A ciência explica o que é real

É verdade que a câmera identifica um pum? Câmera térmica flagrando puns...