Mundo

Quatro girafas diferentes são reconhecidas em reclassificação histórica

A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) anunciou o reconhecimento de quatro espécies diferentes de girafas, em uma reclassificação histórica do mamífero terrestre mais alto do mundo.

Até então, as girafas eram classificadas como uma única espécie com nove subespécies. Segundo comunicado da UICN, citado pela agência espanhola EFE, a mudança marca um avanço importante para a conservação desses animais típicos da África.

Análise genética

Uma análise genética, morfológica e biogeográfica conduzida pelo Grupo de Especialistas em Girafas e Ocapi (GOSG), da Comissão de Sobrevivência de Espécies da UICN, concluiu que as diferenças entre as populações são significativas o bastante para justificá-las como espécies distintas, cada uma com sua própria história evolutiva.

As quatro espécies agora oficialmente reconhecidas são: girafa-do-norte (Giraffa camelopardalis), girafa-reticulada (Giraffa reticulata), girafa-masai (Giraffa tippelskirchi) e girafa-do-sul (Giraffa giraffa).

Subespécies

Entre as subespécies, estão a girafa-da-núbia e a girafa-do-cordofão, ambas dentro da girafa-do-norte, e a girafa-de-angola, incluída na girafa-do-sul.

As populações de girafas diminuíram quase 30% nos últimos 30 anos, devido à perda de habitat, caça ilegal e conflitos em diferentes países africanos.

Michael Brown, copresidente do GOSG e coordenador científico da Giraffe Conservation Foundation, destacou que esse reconhecimento permitirá avaliações mais precisas para a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da UICN e o desenvolvimento de estratégias de proteção mais eficazes.

Andrey Guilherme Nogueira de Queiroz, conhecido como Boiadeiro, participava de uma cavalgada quando o animal teria passado mal, e ele então mutilou as patas do cavalo

Folhapress | 20:23 – 19/08/2025

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

EUA considera pagar até US$ 100 mil a habitantes da Groenlândia para anexar ilha, diz agência

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governo Trump discutiu o envio de...

Mundo

Irã sofre apagão de internet em meio a protestos contra o regime

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Irã registra nesta quinta-feira (8) um...

Mundo

EUA anunciam plano em três fases para a Venezuela após captura de Maduro

Os Estados Unidos definiram um plano em três etapas para a Venezuela...

Mundo

Em crítica aos EUA, presidente da Alemanha diz que ordem mundial não pode virar ‘covil de ladrões’

BERLIM, ALEMANHA (FOLHAPRESS) – O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, fez fortes...