Mundo

Presidente de Moçambique cobra juízes no combate à corrupção

O presidente de Moçambique, Daniel Chapo, defendeu nesta quarta-feira (4) que os juízes sejam “o gume da faca no combate à corrupção”, ao empossar novos dirigentes dos tribunais Administrativo (TA) e Supremo (TS), em cerimônia na Presidência da República, em Maputo.

Chapo afirmou que não há desenvolvimento nem independência econômica sem Justiça, e que esta depende de magistrados “comprometidos com a verdade, com a legalidade e com o bem comum”.

O chefe de Estado pediu ações concretas contra a corrupção, que, segundo ele, está presente nos órgãos públicos. “Num tempo de transformações rápidas no mundo — econômicas, sociais e tecnológicas — a Justiça moçambicana deve ser agente estratégico de desenvolvimento, promotora da confiança, da equidade social e da segurança jurídica”, afirmou.

Tomaram posse Ana Maria Gemo Bié (presidente do TA), Matilde Augusto Monjane (vice-presidente do TS), Carlos Pedro Mondlane (juiz conselheiro do TS) e Alberto Hawa Januário Nkutumula (juiz conselheiro do Conselho Constitucional).

Chapo ressaltou que o progresso do país depende de uma Justiça eficiente, acessível e transparente. “Onde o direito não é célere nem previsível, reina a incerteza — inimiga da produção, do investimento e da geração de oportunidades”, disse.

Ele destacou ainda que o ambiente institucional é determinante para atrair investimentos. “Investidores procuram instituições sólidas, servidores públicos íntegros e um sistema judicial imparcial e previsível.”

Por fim, defendeu o fortalecimento da função judicial como pilar do Estado de direito e da estabilidade nacional. “O juiz independente e imparcial não é um luxo das democracias. É seu alicerce. Sem ele, a confiança pública desmorona, e a Justiça perde seu valor”, concluiu.
 

Leia Também: Fluminense tentou Neymar e Cristiano Ronaldo para o Mundial, diz presidente

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

“Assustador”: Irmãos ajudam motorista escolar durante emergência nos EUA

Dois irmãos ajudaram a motorista do ônibus escolar em que viajavam durante...

Mundo

Nova York declara estado de emergência em meio a nevasca

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A governadora do estado de Nova York,...

Mundo

Empresário vende negócio e dá bônus de 1,5 bilhões aos funcionários

Graham Walker, ex-diretor executivo de uma empresa familiar do setor de tecnologia...

Mundo

Garota de 14 anos passa por cirurgia de 17h para remover a perna de 79kg

A americana Jasmine Ramirez, de 14 anos, passou por uma cirurgia de...