Mundo

Por que o sistema anticolisão não evitou acidente aéreo em Washington?

BELO HORIZONTE, MG (UOL/FOLHAPRESS) – Aeronaves comerciais de grande porte dos Estados Unidos são obrigadas a ter uma tecnologia conhecida como TCAS (Sistema de Alerta de Tráfego e Prevenção de Colisões) desde 1993. Ainda assim, o sistema não impediu o acidente ocorrido na quarta-feira (29) em Washington. As informações são do Washington Post.

COMO FUNCIONA O TCAS

Aeronaves com o sistema se comunicam automaticamente entre si por meio de transponders. O TCAS é projetado para detectar outras aeronaves em um raio de aproximadamente 19 km. Esses transponders transmitem a posição do avião no ar, mas cabe aos pilotos tomar a decisão.

Quando dois aviões se aproximam entre si, o TCAS exibe a posição de cada aeronave. O sistema envia um alerta quando projeta que eles estão de 30 a 60 segundos de um impacto. Se a trajetória de colisão persistir, entre 15 e 30 segundos antes do impacto, o sistema emitirá um novo aviso.

Os EUA nunca haviam registrado uma colisão no ar entre uma aeronave equipada com TCAS e outra com um transponder funcionando desde que o sistema se tornou obrigatório. A informação foi transmitida ao Washington Post pelo líder do grupo de transporte e resiliência no Lincoln Laboratory do MIT, Wesley Olson.

Entretanto, acidentes com o sistema já foram registrados pelo mundo. Em 2002, um cargueiro e um avião de passageiros russo, ambos com TCAS, colidiram na Alemanha, vitimando 71 pessoas. Investigações apontaram que um controlador aéreo instruiu o avião russo a descer, enquanto a orientação do TCAS, que se comunicava com o cargueiro, era subir. Os pilotos do avião de passageiros ignoraram a orientação do TCAS.

TCAS NIO ACIDENTE EM WASHINGTON

Helicópteros militares, como o Black Hawk, envolvido no acidente, geralmente não são equipados com o TCAS. Entretanto, eles possuem transponders que podem se comunicar com aeronaves que possuem o sistema, como é o caso do avião da American Eagles.

No entanto, é improvável que o TCAS da aeronave comercial tenha alertado a tripulação sobre a colisão com o helicóptero. Isso porque o TCAS não é projetado para enviar alertas em baixa altitude. Caso a aeronave estivesse abaixo de 500 pés, o sistema provavelmente não emitiria um alerta, de acordo com manuais técnicos e especialistas consultados pelo Washington Post.

Segundo Olson, o TCAS não emite alertas em baixas altitudes para não distrair a tripulação. Além disso, os controladores de tráfego aéreo auxiliam nessas ocasiões, para garantir que os voos não entrem em conflito. “Você quer que os pilotos se concentrem no pouso.”

RELEMBRE O ACIDENTE

Um avião comercial da American Airlines e um helicóptero Black Hawk do Exército dos EUA caíram, na noite desta quarta-feira (29), no rio Potomac após uma colisão aérea perto do Aeroporto Nacional Reagan, em Washington DC. O avião transportava 60 passageiros e quatro tripulantes de Wichita, Kansas (ICT) para o Aeroporto Nacional Washington Reagan (DCA). No helicóptero militar, três soldados estavam a bordo.

Todos os ocupantes das duas aeronaves morreram. 41 dos 67 corpos já foram resgatados do rio Potomac, segundo Vito Maggiolo, porta-voz do departamento de incêndio e emergência de Washington.

Entre os passageiros do avião, estavam dois russos ex-campeões mundiais de patinação. O Kremlin confirmou que os treinadores de patinação no gelo Yevgenia Shishkova e Vadim Naumov estavam a bordo, além de uma equipe do país.

Helicóptero Black Hawk realizava treinamento. O Exército dos EUA confirmou o envolvimento da aeronave no acidente, além de afirmar que está colaborando com “as autoridades e forneceremos informações adicionais”. A agência de notícias Associated Press divulgou que o helicóptero fazia um treinamento no momento da colisão.

Duas caixas-pretas do avião foram recuperadas nesta quinta-feira (30). Os investigadores encontraram o gravador de voz da cabine do piloto e o registrador de dados de voo. Os equipamentos serão analisados pelo órgão responsável pela investigação, o NTSB (Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA, em tradução livre), informaram fontes anônimas às emissoras CBS News e ABC News. Ainda não há informações sobre a recuperação da caixa-preta do helicóptero.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Bateria de lítio metálico carrega em 12 minutos e dá autonomia de 800km

Pesquisadores podem ter aberto uma nova era na tecnologia de baterias para...

Mundo

Em dia de posse de novo premiê, protestos se espalham pela França

PARIS, FRANÇA (FOLHAPRESS) – Sébastien Lecornu tomou posse às 12h de Paris...

Mundo

Vitória de Meta e TikTok força Europa a mudar ‘taxação’ de Big Techs

“Contagem dupla” e liberação de pagamento para quem tiver prejuízo. Essas são...

Mundo

NASA anuncia possível sinal de vida antiga em Marte

Descobrimos “comida de micróbios marcianos”, mas não os próprios micróbios marcianos. Mas...