Mundo

Polícia diz que atiradores da praia de Bondi na Austrália agiram sozinhos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os dois atiradores que mataram 15 pessoas na Austrália e feriram outras 40 agiram sozinhos no ataque, disse a Polícia Federal do país nesta terça (30) em um comunicado.

Segundo a comissária Krissy Barrett, a investigação inicial indica não haver evidências de que os agressores fizessem parte de uma célula terrorista maior ou tenham sido instruídos por terceiros a realizar o ataque.

Autoridades australianas analisavam um possível treinamento de Naveed Akram e seu pai, Sajid Akram, que foi morto pela polícia no dia do ataque, com o grupo terrorista Estado Islâmico em Manila, nas Filipinas. Os dois estiveram no país em novembro.

“Mas não estou sugerindo que eles estavam lá como turistas”, afirmou Barrett.
Na casa dos dois em Sydney, policiais encontraram bandeiras que remetiam ao grupo islâmico.

Análise inicial das imagens do circuito interno do hotel da capital filipina mostra que ambos raramente saíram de lá. Mas a Polícia Federal australiana ainda trabalha com autoridades filipinas para avaliar todas as filmagens da visita.

“Continuo preocupado com adultos e jovens vulneráveis, suscetíveis à manipulação de extremistas religiosos ou de outro tipo que incentivam a violência ou banalizam o uso da força”, disse a comissária. “A radicalização e o extremismo podem servir como uma linha de recrutamento para grupos terroristas dispostos a usar a violência para promover suas causas”.

O ATAQUE

No dia 14 de dezembro, Naveed Akram e Sajid Akram abriram fogo na praia de Bondi, em Sydney, durante uma celebração judaica no local. Os dois mataram 15 pessoas e feriram outras 40. Foi o pior ataque terrorista em décadas na Austrália.

Pelo menos uma criança morreu no atentado. Um cidadão de Israel também foi morto. As vítimas tinham de 10 a 87 anos, e não há informações sobre outros estrangeiros.

Uma das praias mais famosas do mundo, Bondi costuma ficar lotada de moradores e turistas. Vídeos que circularam na internet registraram centenas de pessoas correndo em pânico durante o tiroteio.

Presidente de Israel nega que tenha falado com líder americano sobre perdão a premiê em suposta corrupção; em reunião na Flórida, republicano recebe primeiro-ministro para discutir próximos passos em Gaza e ataques no Irã

Folhapress | 08:45 – 30/12/2025

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Por que os buracos negros brilham tanto?

Alguns dos objetos mais brilhantes que nossos telescópios observam no Universo são...

Mundo

EUA aprovam envio de equipamentos de fabricação de chips de Samsung e SK Hynix para China em 2026, dizem fontes

Uma das fontes disse que Washington ​introduziu o sistema de aprovação anual...

Mundo

Vida pode ter emergido em géis da Terra primitiva

A vida pode ter tido um começo pegajoso, uma possibilidade interessante porque...

Mundo

Trump diz que indulto a Netanyahu está a caminho e que atacaria Irã de novo se preciso

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Donald Trump recebeu o primeiro-ministro de Israel,...