Mundo

Papa Leão 14 pede paz a Israel e Irã

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O papa Leão 14 se pronunciou nesta quarta-feira (18) no X sobre a guerra entre Israel e Irã, que chega ao sexto dia consecutivo.

Em publicação, Leão 14 pede a paz e cita papa Francisco e Pio 12. “Em nome da dignidade humana e do direito internacional, repito aos responsáveis o que dizia o Papa Francisco: a guerra é sempre uma derrota”, diz o pontífice. “Nada se perde com a paz. Tudo se pode perder com a guerra”, completa trazendo a frase de Pio XII.

“As poderosas armas utilizadas na guerra de hoje ameaçam levar-nos a uma barbárie maior do que a de tempos passados” diz o papa Leão 14.

No último sábado, o papa já havia feito um apelo pelo fim das ameaças nucleares. Segundo a agência de notícias AFP, o pontífice pediu para que Israel e Irã adotem “responsabilidade e razão”, em um momento em que “a situação se deteriorou gravemente” entre os dois países. “Neste momento tão delicado, desejo renovar firmemente o apelo à responsabilidade e à razão”, afirmou durante uma audiência pública na Basílica de São Pedro.

Pontífice defendeu que as nações devem construir um mundo mais seguro, livre da ameaça nuclear. “Ninguém jamais deve ameaçar a existência de outro, e é dever de todos os países apoiar a causa da paz, utilizando caminhos de reconciliação e promovendo soluções que garantam segurança e dignidade para todos”, concluiu o santo padre.

ENTENDA O CONFLITO

Israel e Irã estão em conflito bélico desde sexta-feira. Israel bombardeou Teerã, capital do Irã, e anunciou ataques a dezenas de instalações de mísseis no oeste do país alegando que queria “prevenir um holocausto nuclear”. Israel, porém, é o único país que possui bombas nucleares no Oriente Médio.

Desde sexta-feira, 585 mortes foram registradas no lado iraniano e 24 no lado israelense. No Irã, os números incluem os comandantes da Guarda Revolucionária e do Estado-Maior do Exército, além de nove cientistas do programa nuclear. Os dados são da ONG americana Human Rights Activists.

Na manhã desta terça-feira (17), fortes explosões foram ouvidas em Tel Aviv e Jerusalém. Sirenes de alerta foram acionadas devido ao lançamento de mísseis iranianos. A Guarda Revolucionária anunciou a “nona salva de ataques combinados de drones e mísseis”.

Durante o ataque desta terça-feira (17), o Irã disse ter usado um míssil inédito. Um porta-voz do Ministério da Defesa afirmou que o país utilizou um míssil totalmente novo, segundo informações da agência de notícias Fars.

Israel também fez novos ataques ao Irã. Segundo o exército, foram atingidas “dezenas de infraestruturas de armazenamento e lançamento de mísseis terra-terra”, assim como lançadores de mísseis terra-ar e depósitos de drones no oeste do Irã.

Estados Unidos mobilizaram caças e porta-aviões para o Oriente Médio. O envio do material bélico aconteceu no dia em que Donald Trump pediu a rendição incondicional de Khamenei e afirmou que sabia o paradeiro dele.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Tornado de fogo é registrado em incêndio em Portugal; veja as imagens

Um fenômeno raro voltou a ser registrado em Portugal durante os incêndios...

Mundo

Como morango do amor quebrou barreira do algoritmo nas redes sociais?

Virou um surto coletivo como há muito tempo não víamos Helton Simões...

Mundo

Após encontro com Putin, Trump e Zelensky conversam por telefone

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversou por cerca de uma hora...

Mundo

dona do Tinder aposta em videochamadas com desconhecidos

O vídeo 1:1 surge como resposta a um comportamento cada vez mais...