Mundo

Papa Leão 14 entende e fala português, mas prefere se comunicar em espanhol com brasileiros

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Quando ainda era o cardeal Robert Prevost, Leão 14 esteve no Brasil por ao menos quatro vezes. Nestas ocasiões, interagiu em português? E quando encontra brasileiros? Segundo religiosos ouvidos pela reportagem que estiveram com ele, o papa entende bem e fala um pouco de português, mas preferia se comunicar em espanhol, língua na qual tem mais fluência após viver por duas décadas no Peru.

O professor e padre Anderson Antonio Pedroso, reitor da PUC-Rio, afirmou ter falado com o então cardeal em espanhol e italiano quando o encontrou em 18 de abril, três dias antes da morte do papa Francisco. O reitor disse que nunca conversou em português com Prevost, já que “o espanhol é uma língua mais afetiva por causa de seus anos no Peru”.
Pedroso, aliás, foi um dos poucos que previram a escolha de Prevost como novo líder da Igreja Católica, semanas antes do início do conclave.

Nesta segunda-feira (12), Leão 14 respondeu a um pedido de bênção feito em português por Miguel Vidigal, como mostra vídeo divulgado pelo canal Brasil Paralelo na plataforma X. No registro, Vidigal pede: “Pela Brasil Paralelo, pela União dos Juristas Católicos do Brasil e pelas famílias brasileiras”. Após ouvir a fala, o pontífice responde, em português, “parabéns”, antes de seguir cumprimentando os demais presentes.

Em audiência privada com o papa também na segunda, dom Orani Tempesta, um dos sete cardeais brasileiros que estiveram no conclave, disse que eles inicialmente falaram em português, mas depois seguiram a conversa de 15 minutos em italiano.

Em 2024, o então cardeal Prevost gravou uma mensagem aos agostinianos brasileiros, mas optou por falar em espanhol.

O frei brasileiro Maurício José Manosso Rocha já encontrou Prevost em São Paulo e em Curitiba e também enquanto estava na Espanha. Frei Rocha contou que nas primeiras visitas era estudante e não sabia espanhol. “Falávamos com ele em português e ele entendia e respondia em espanhol, chegando inclusive a arriscar algumas palavras em português”, afirmou. “Ele é um apaixonado pela América.”

Secretário-geral da Organização dos Agostinianos da América Latina e Caribe, o frei Márcio Negreiros afirmou que esteve em várias ocasiões com o Prevost. A última foi em 2023 em Roma, quando o agora papa foi nomeado cardeal. Segundo Negreiros, o diálogo com Prevost “era sempre em espanhol”, mas o papa “tem fluência e sabe falar português”. “Ele pode confundir ou misturar uma ou outra expressão, pela proximidade com o espanhol, mas se comunica bem em português.”

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

China flexibiliza regras de IPO para empresas que desenvolvem foguetes reutilizáveis

A ⁠via rápida isenta as empresas chinesas de foguetes dos limites de...

Mundo

Trump: “Feliz Natal a todos, incluindo aos canalhas que adoravam Epstein”

© U.S. Justice Department/Handout via REUTERS O presidente dos Estados Unidos, Donald...

Mundo

Nova York exigirá que plataformas de mídia social exibam avisos sobre saúde mental

Por Jasper Ward 26 Dez (Reuters) – As plataformas de mídia social...

Mundo

Jovem é detida após ir a hospital com bebê morto na mochila na França

Uma jovem de 23 anos foi detida pelas autoridades francesas e colocada...