Mundo

os próximos passos do gov.br

O cara quer fazer um uso de um serviço lá de creche ou mesmo um atendimento que é de uma escola estadual. Ele pode estar fazendo, seja no nível municipal ou estadual, o uso do gov.br como ferramenta de integração. E essa é a ideia, que o gov.br seja o grande portal de acesso dessas pessoas. O cidadão não precisa ficar decorando o link, o site. Ele entra ali e resolve a vida dele. É isso que a gente quer que aconteça. É a simplificação fundamental. É ela que vai fazer a mudança da vida dessas pessoas.
Rogério Mascarenhas

Ao ser questionado sobre o avanço do sistema de governo eletrônico para além do poder público, Mascarenhas afirmou que bancos e outras instituições privadas já usam o login e assinatura digital do gov.br para contratos e operações. A integração com empresas, porém, está no começo, já que o foco imediato é a integração com estados e municípios.

Primeiro, hoje já vários utilizam o serviço das assinaturas. Como eu disse para você da assinatura Gov.br que é uma assinatura num padrão avançado com validade jurídica. Então vários bancos ou várias instituições já permitem ou mesmo entre privados já utilizam aí essa ferramenta para celebrar contratos ou para poder fazer negócio utilizando aí o gov.br como ferramenta, inclusive acessando aí a própria questão aí da prova de vida da pessoa. Num primeiro momento, a ideia da gente é estar trabalhando na integração muito focada ainda no público, no serviço público.

o desafio, como eu coloquei para você, é muito de olhar hoje para estados e municípios. Então, a gente ainda não tem, vamos dizer assim, disponível uma API ou uma conexão com o privado. Mas a ideia do projeto é que a gente possa estar avançando para isso. Porque assim, o cidadão, da mesma maneira que realiza serviços no mundo público, ele vai fazer no mundo privado.
Rogério Mascarenhas

Para não deixar ninguém para trás, Mascarenhas detalhou o Balcão gov.br, criado em parceria com prefeituras e empresas como os Correios para ensinar pessoas com pouca familiaridade digital a navegar na plataforma. O serviço já fez mais de 185 mil atendimentos em 90 cidades.

Outro plano futuro, conta Mascarenhas, é aprofundar a personalização dos serviços via gov.br. Crucial para a estratégia é a integração da plataforma com o CIN (Carteira de Identidade Nacional), chamado de “novo RG” com o gov.br também foi tema. Mascarenhas explicou que o documento digital, emitido a partir do nascimento, vai permitir personalização dos serviços e, principalmente, facilitar a confirmação de idade. Isso é central para o ECA Digital, que busca garantir segurança e controle parental online.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Trump diz que reduzirá tarifas para importação de café

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que muito em breve...

Mundo

Trump orienta embaixadas a negar visto por obesidade ou doenças crônicas

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,...

Mundo

Tempestade solar ?canibal? ilumina o céu dos EUA com auroras raras

A atividade solar foi mais intensa do que o previsto. A NOAA...

Mundo

Trump pressiona presidente de Israel por perdão a Netanyahu em caso de corrupção

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente de Israel, Isaac Herzog, recebeu...