Mundo

ONU convoca reunião de emergência após ação dos EUA na Venezuela

O Conselho de Segurança da ONU se reúne nesta segunda-feira em caráter emergencial para discutir a operação militar conduzida pelos Estados Unidos na Venezuela, que resultou na captura e deposição do presidente venezuelano Nicolás Maduro, atualmente detido em Nova Iorque. O governo venezuelano solicitou formalmente a convocação da reunião para tratar do que classificou como uma “agressão criminosa” dos Estados Unidos, ocorrida na madrugada de sábado. Países como Irã e Colômbia também apoiaram o pedido feito por Caracas.

A reunião acontece no mesmo dia em que Maduro e a esposa, Cilia Flores, detidos em um centro de detenção em Nova Iorque, comparecem a um tribunal em Manhattan. O ex-presidente é acusado de crimes de narcoterrorismo e posse de armas.

O Tribunal Federal do Distrito Sul de Manhattan confirmou no domingo que a audiência está marcada para as 12h no horário local, o que corresponde às 17h em Lisboa.

Também nesta segunda-feira, estão previstas manifestações em Lisboa e no Porto contra a operação militar dos Estados Unidos na Venezuela.

A comunidade internacional se dividiu entre críticas à ação militar norte-americana e manifestações de apoio à queda de Maduro. O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou que a ofensiva de Washington pode ter “implicações preocupantes” para a região.

Horas após o ataque, ainda no sábado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que o país passará a ser governado provisoriamente pelos norte-americanos até a conclusão de uma transição de poder. Ele também admitiu a possibilidade de uma segunda ofensiva, caso considere necessário.

No domingo, Delcy Rodríguez, então vice de Nicolás Maduro, foi confirmada como presidente interina. Em seguida, Trump fez novas ameaças e afirmou que ela “pagará mais caro do que Maduro” se “não fizer o que deve”.

Pouco antes de falar com a imprensa, Trump publicou uma foto de Nicolás Maduro, que teria sido tirada após a prisão. Nela, o venezuelano aparece de óculos e abafadores de ruído, segurando uma garrafa, dentro do navio norte-americano USS Iwo Jima

Folhapress | 05:00 – 05/01/2026

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Como o aborto pode definir o futuro da saúde nos Estados Unidos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos...

Mundo

Grok limita geração de imagens no X após reações negativas

Nesta sexta-feira, ‍um repórter da Reuters pediu ao Grok no X que...

Mundo

Trump e Petro vão se reunir na Casa Branca em fevereiro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai se reunir com o...

Mundo

X processa gravadoras por suposta conspiração para licenciamento

Por Mike Scarcella WASHINGTON, 9 Jan (Reuters) – A X Corp, de...