A Nvidia revelou na segunda-feira a terceira geração de seus grandes modelos de linguagem “Nemotron”, voltados para escrita, programação e outras tarefas. O menor dos modelos, chamado Nemotron 3 Nano, foi lançado na segunda-feira, com outras duas versões maiores previstas para o primeiro semestre de 2026.
A Nvidia, que se tornou a empresa de capital aberto mais valiosa do mundo, afirmou que o Nemotron 3 Nano é mais eficiente que seu antecessor – o que significa que terá um custo operacional menor – e apresentará melhor desempenho em tarefas longas com múltiplas etapas.
A Nvidia está lançando os modelos em um momento em que as ofertas de código aberto de empresas de tecnologia chinesas, como DeepSeek, Moonshot AI e Alibaba Group Holdings, estão se tornando amplamente utilizadas no setor de tecnologia, com empresas como o Airbnb divulgando o uso do modelo de código aberto Qwen, do Alibaba.
Ao mesmo tempo, a CNBC e a Bloomberg noticiaram que a Meta está considerando a transição para modelos de código fechado, deixando a Nvidia como uma das fornecedoras mais proeminentes de soluções de código aberto nos EUA.
Muitos estados e entidades governamentais dos EUA proibiram o uso de modelos chineses devido a preocupações com a segurança.
Kari Briski, vice-presidente de software de IA generativa para empresas da Nvidia, afirmou que a empresa pretende fornecer um “modelo em que as pessoas possam confiar” e que também está disponibilizando abertamente seus dados de treinamento e outras ferramentas para que usuários governamentais e empresariais possam testá-lo quanto à segurança e personalizá-lo.














Deixe um comentário