Mundo

Nova Délhi enfrenta mortes e destruição com tempestade fora de época

Durante a madrugada deste sábado (25), uma forte tempestade atingiu partes de Nova Délhi, agravando a situação após um dia de chuvas intensas registrado na quarta-feira (22), que deixou pelo menos três mortos na capital indiana. As chuvas nessa época do ano são consideradas atípicas para o norte do país, onde a estação das monções normalmente começa mais tarde.

O fenômeno climático sazonal chegou com força ao estado de Kerala, no sudoeste da Índia, oito dias antes do previsto — a chegada mais precoce em 16 anos, segundo o Departamento Meteorológico da Índia. O estado segue sob alerta vermelho, o nível máximo de perigo, para chuvas extremamente fortes neste fim de semana.

Imagens divulgadas pela agência de notícias indiana ANI mostram áreas do oeste de Nova Délhi inundadas, principalmente nas proximidades do aeroporto internacional Indira Gandhi. Em nota, o aeroporto alertou para atrasos e cancelamentos: “Devido às condições meteorológicas adversas da noite passada, alguns voos foram afetados. Recomendamos que os passageiros acompanhem o status dos voos junto às companhias aéreas.”

A companhia IndiGo, uma das maiores do país, também se pronunciou, aconselhando os passageiros a chegarem com antecedência ao aeroporto e se manterem informados sobre possíveis alterações no tráfego aéreo. Segundo a plataforma Flightradar24, 197 voos foram atrasados e 14 cancelados nesta manhã.

Embora as monções sejam fundamentais para a agricultura e o abastecimento de água no país, sua chegada cada vez mais irregular e antecipada tem trazido riscos crescentes. Nos últimos anos, eventos extremos tornaram-se mais frequentes. Em julho de 2023, no distrito de Wayanad, também em Kerala, mais de 200 pessoas morreram devido a inundações e deslizamentos causados pelas chuvas.

A temporada de monções na Índia, que geralmente começa em junho e se estende até setembro, é essencial para recarregar aquíferos e irrigar plantações, mas também representa o fenômeno climático que mais causa mortes no país.

Leia Também: Vacas são retiradas de helicóptero de aldeia nos Alpes; assista



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Terno de Zelensky? “Eu mudei, mas você está com o mesmo”

Durante a coletiva de imprensa que antecedeu a reunião entre os presidentes...

Mundo

Nokia processa Paramount por patentes de streaming de vídeo nos EUA

(Reuters) – A empresa finlandesa de tecnologia Nokia processou a Paramount Skydance...

Mundo

Trump explica carta de Melania a Putin: “Não queremos ver mais funerais”

O presidente dos Estados Unidos disse nesta segunda-feira que a carta da...

Mundo

OnlyFans aumentou assinantes apostando em criadores fora do pornô

A plataforma de conteúdos exclusivos OnlyFans teve aumento de 24%, segundo a...