Mundo

Nasa lançará telescópio para investigar o que aconteceu logo após o Big Bang

O SPHEREx – abreviação de Espectrofotômetro para a História do Universo, Época de Reionização e Explorador de Gelos, em inglês – procura responder a perguntas sobre a origem do universo enquanto mapeia a distribuição de galáxias.

Perto de casa, relativamente falando, o SPHEREx buscará em nossa galáxia reservatórios de água congelada na superfície de grãos de poeira interestelar em grandes nuvens de gás e poeira que dão origem a estrelas e planetas.

Com durança estimada em dois anos, a missão coletará dados sobre mais de 450 milhões de galáxias e mais de 100 milhões de estrelas na Via Láctea à medida que explora as origens do universo. Espera-se que o observatório crie um mapa tridimensional do cosmos em 102 cores.

A missão tem como objetivo obter informações sobre um fenômeno chamado inflação cósmica, a expansão rápida e exponencial do universo a partir de um único ponto em fração de segundo após o Big Bang, que ocorreu há aproximadamente 13,8 bilhões de anos. Para efeito de comparação, a Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos.

“Temos evidências muito boas de que a inflação ocorreu, mas a física que conduziu esse evento é realmente incerta”, disse o cosmólogo e cientista do projeto SPHEREx Olivier Dore, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech, na sigla em inglês) e do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.

“Ao mapear a distribuição de galáxias em todo o céu, podemos determinar diretamente as propriedades exclusivas da inflação. É por isso que queremos mapear todo o céu e precisamos da espectroscopia (estudo de objetos com base na cor) para criar o mapa 3D. O fato de podermos conectar essas duas coisas – a distribuição de galáxias em grandes escalas até a física da inflação – é muito poderoso, surpreendente e quase mágico”, acrescentou Dore.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Carlo Acutis, o ‘santo millennial’, gostava de Pelé e conhecia Nossa Senhora Aparecida

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Nem todo herói usa capa. Mas a...

Mundo

Deputado francês pede investigação do TikTok por “colocar em risco a vida” de usuários

“Parece-me que há delitos de natureza criminal, de cumplicidade ativa e, em...

Mundo

Simulação da turbulência na galáxia não saiu de acordo com as teorias

Ao medir com precisão sem precedentes como a energia turbulenta se move...

Mundo

Explosão de caminhão-tanque deixa 10 mortos e 70 feridos no México

Nesta quarta-feira (10), um caminhão-tanque de gás capotou, pegou fogo e explodiu...