Mundo

Musk cria império espacial –e problemão terrestre

As pretensões de Musk esbarram em problemas bem terrenos.

O mais técnico deles vem da Tesla, que tem penado para concluir o desenvolvimento do Optimus e do Cybercab. E já há um entrave regulatório em vista. Uma vez concluído, o carro plenamente autônomo terá de ser autorizado por agências governamentais. Não será algo fácil, pois muitas delas já estão céticas com o PDS que, apesar de sugerir direção autônoma, requer o monitoramento de um humano no banco do motorista.

E a SpaceX, enquanto mira as estrelas, terá de começar a prestar atenção no que ocorre na internet. Mais nova dona de uma rede social e de uma criadora de IA, ela precisará lidar com os governos de vários países no cangote do X, devido à permissividade de suas regras, e do xAI, por causa da falta de balizas éticas do Grok.

Os obstáculos não acabam nem quando ela sai da órbita terrestre. Dona da maior constelação de satélites do mundo, a SpaceX acaba de obter autorização para manter 15 mil deles a uma distância entre 500 km e 2 mil km da Terra. Ela nem chegou lá, mas já é bombardeada com críticas. Esses objetos interferem nas observações espaciais, produzem lixo espacial (detritos gerados pelo choque de asteróides com satélites entram em rota de colisão com a Terra) e atrapalham outras conexões satelitais.

Se um milhão de satélites é um sonho como nunca visto, também será capaz de gerar problemas sem precedentes. Por tudo isso, antes de conquistar o espaço com tecnologia de ponta, Musk precisará solucionar muito fio desencapado aqui na Terra.

DEU TILT

Toda semana, Diogo Cortiz e Helton Simões Gomes conversam sobre as tecnologias que movimentam os humanos por trás das máquinas. O programa é publicado às terças-feiras no YouTube do UOL e nas plataformas de áudio. Assista ao episódio da semana completo.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Um micromotor preciso o suficiente para microcirurgias

Um novo atuador linear baseado em um princípio de “grudar-deslizar” garante os...

Mundo

Irã sugere aos EUA diluir urânio em troca de fim das sanções

IGOR GIELOW –  (FOLHAPRESS) — O Irã apresentou sua primeira proposta pública...

Mundo

Como projetar juntas robóticas tão eficientes quanto nossos joelhos

Seja um robô humanoide, um veículo ou uma máquina industrial, você sempre...

Mundo

Socialista Antônio Seguro é eleito presidente de Portugal

O socialista Antônio José Seguro foi eleito neste domingo (8) novo presidente...