Mundo

Microsoft e OpenAI chegam a um novo acordo que avalia OpenAI em US$500 bilhões

Com mais de 700 milhões de usuários semanais em setembro, o ChatGPT explodiu em popularidade e se tornou o rosto da IA para muitos consumidores após a criação da OpenAI como um grupo de segurança de IA sem fins lucrativos. À medida que a empresa crescia, o acordo com a Microsoft restringiu a capacidade da OpenAI de arrecadar fundos de investidores externos e garantir contratos de computação, já que o grande número de usuários do ChatGPT e sua pesquisa de novos modelos fizeram com que suas necessidades de computação disparassem.

“A OpenAI concluiu sua recapitalização, simplificando sua estrutura corporativa”, disse Bret Taylor, presidente do conselho da OpenAI Foundation, em comunicado. “A organização sem fins lucrativos permanece no controle da empresa com fins lucrativos e agora tem um caminho direto para os principais recursos antes da chegada da AGI.”

O acordo anterior com a Microsoft de 2019 tinha muitas cláusulas que dependiam de quando a OpenAI chegasse a esse ponto, e o novo acordo exige que um painel independente verifique as alegações da OpenAI de que ela chegou à AGI.

“A OpenAI ainda enfrenta uma cobrança contínua sobre transparência, uso de dados e supervisão de segurança. Mas, de modo geral, essa estrutura deve proporcionar um caminho mais claro para a inovação e a responsabilidade”, disse Adam Sarhan, presidente-executivo da 50 Park Investments.

Gil Luria, chefe de pesquisa de tecnologia da empresa de investimentos DA Davidson, disse que o acordo “resolve a questão de longa data da OpenAI ser organizada como uma organização sem fins lucrativos e estabelece os direitos de propriedade da tecnologia em relação à Microsoft. A nova estrutura deve fornecer mais clareza sobre o caminho de investimento da OpenAI, facilitando assim a captação de recursos.”

A Microsoft também disse que fechou um acordo com a OpenAI em que a criadora  do ChatGPT comprará US$250 bilhões em serviços de computação em nuvem da divisão Azure, da Microsoft. Em troca, a Microsoft não terá mais o direito de preferência para fornecer serviços de computação à OpenAI.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Marielle Franco recebe honraria da Universidade de Harvard

A vereadora e ativista Marielle Franco se tornou a primeira figura pública...

Mundo

Mel ecológico com sabor de chocolate é criado por pesquisadores brasileiros

Segundo o pesquisador Felipe Sanchez Bragagnolo, um dos autores do estudo, além...

Mundo

Rússia deixou Otan acompanhar teste de supermíssil, diz Putin

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente Vladimir Putin disse nesta terça-feira...

Mundo

WhatsApp mantém conta ativa no WhatsApp com número cancelado

Isso ocorre, segundo a ação civil pública, pois não há desvinculação imediata...