Mundo

‘Melhor coisa que me aconteceu’

Pesquisa da Universidade de Harvard mostra que principal uso de IAs é para fazer terapia ou ter companhia, inclusive romântica. Até o ano passado, a categoria “fazer terapia ou companhia” aparecia em segundo lugar no relatório Casos de Usos da IA, atrás de “gerar ideias”. “Quando as pessoas veem outras pessoas fazendo uso eficaz, produtivo e vantajoso de uma tecnologia, elas seguem o exemplo”, afirmou o pesquisador Marc Zao-Sanders ao divulgar o relatório de 2025.

Psicólogo alerta que IA não deve ser usada como terapeuta. “A inteligência artificial comete a complacência extrema, ou seja, tende a concordar com tudo o que você escrever, não importa o quão problemático seja”, afirmou Bruno Farias. “Mesmo que você use prompts para pedir que o ChatGPT se comporte como um terapeuta durão e que dê broncas para te encaminhar na direção correta, na verdade, ele estará usando todo um mecanismo para te agradar”.

Farias diz que a terapia por IA é o novo “horóscopo de revista”. “Tinham pessoas que se convenciam de alguma coisa com textos genéricos. Era tão sério que alguns chegavam a desenvolver sintomas, como ansiedade e medos injustificados, porque o que eles leram no horóscopo fez muito sentido. Hoje a plataforma mudou, mas o comportamento é o mesmo”.

Nas redes, muitos usuários contam que choraram após a “sessão”. Uma escreveu que usar a IA para fazer terapia foi a “melhor coisa que aconteceu”.

Pessoas compartilham nas redes sociais suas experiências com a "IA terapeuta"
Pessoas compartilham nas redes sociais suas experiências com a “IA terapeuta” Imagem: Reprodução

Especialistas são unânimes em dizer que, neste caso, a IA não é capaz de substituir o humano. Farias explica que o processo terapêutico vai além de aplicar técnicas e aconselhar. “Se faz necessário um olhar e ouvido humano. Mais importante do que o que o paciente está contando é a maneira: como o corpo dele se comunica, o tom de voz, a velocidade da fala, a emoção associada a algumas palavras. Esses detalhes devem ser analisados e são o carro-chefe de uma terapia. Nenhuma IA consegue fazer isso até o presente momento”.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

MPF busca acordo com Google em ação contra anúncio infantil no YouTube

A União também era ré na ação, porque o Google argumentou que...

Mundo

Nasce computador para resolver problemas mais difíceis da computação

São os problemas conhecidos como NP-Completos, cuja dificuldade cresce exponencialmente conforme aumenta...

Mundo

Democratas vencem eleições nos EUA e impõem derrota a Donald Trump

Os eleitores norte-americanos deram amplo apoio aos democratas nas eleições desta terça-feira...

Mundo

Idade certa para IA; China estuda na escola do Piauí; Lucrando com dados; China vem para guerra tech – 04/11/2025

Se adultos tentam entender como a IA funciona, a molecada já está...