Mundo

‘Melhor coisa que me aconteceu’

Pesquisa da Universidade de Harvard mostra que principal uso de IAs é para fazer terapia ou ter companhia, inclusive romântica. Até o ano passado, a categoria “fazer terapia ou companhia” aparecia em segundo lugar no relatório Casos de Usos da IA, atrás de “gerar ideias”. “Quando as pessoas veem outras pessoas fazendo uso eficaz, produtivo e vantajoso de uma tecnologia, elas seguem o exemplo”, afirmou o pesquisador Marc Zao-Sanders ao divulgar o relatório de 2025.

Psicólogo alerta que IA não deve ser usada como terapeuta. “A inteligência artificial comete a complacência extrema, ou seja, tende a concordar com tudo o que você escrever, não importa o quão problemático seja”, afirmou Bruno Farias. “Mesmo que você use prompts para pedir que o ChatGPT se comporte como um terapeuta durão e que dê broncas para te encaminhar na direção correta, na verdade, ele estará usando todo um mecanismo para te agradar”.

Farias diz que a terapia por IA é o novo “horóscopo de revista”. “Tinham pessoas que se convenciam de alguma coisa com textos genéricos. Era tão sério que alguns chegavam a desenvolver sintomas, como ansiedade e medos injustificados, porque o que eles leram no horóscopo fez muito sentido. Hoje a plataforma mudou, mas o comportamento é o mesmo”.

Nas redes, muitos usuários contam que choraram após a “sessão”. Uma escreveu que usar a IA para fazer terapia foi a “melhor coisa que aconteceu”.

Pessoas compartilham nas redes sociais suas experiências com a "IA terapeuta"
Pessoas compartilham nas redes sociais suas experiências com a “IA terapeuta” Imagem: Reprodução

Especialistas são unânimes em dizer que, neste caso, a IA não é capaz de substituir o humano. Farias explica que o processo terapêutico vai além de aplicar técnicas e aconselhar. “Se faz necessário um olhar e ouvido humano. Mais importante do que o que o paciente está contando é a maneira: como o corpo dele se comunica, o tom de voz, a velocidade da fala, a emoção associada a algumas palavras. Esses detalhes devem ser analisados e são o carro-chefe de uma terapia. Nenhuma IA consegue fazer isso até o presente momento”.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Em dia de posse de novo premiê, protestos se espalham pela França

PARIS, FRANÇA (FOLHAPRESS) – Sébastien Lecornu tomou posse às 12h de Paris...

Mundo

Vitória de Meta e TikTok força Europa a mudar ‘taxação’ de Big Techs

“Contagem dupla” e liberação de pagamento para quem tiver prejuízo. Essas são...

Mundo

NASA anuncia possível sinal de vida antiga em Marte

Descobrimos “comida de micróbios marcianos”, mas não os próprios micróbios marcianos. Mas...

Mundo

Assassinato de refugiada ucraniana choca Estados Unidos; o que aconteceu?

Nos últimos dias, o nome de Iryna Zarutska tomou conta da imprensa...