Mundo

Malala retorna à sua cidade natal no Paquistão após 13 anos

A ativista Malala Yousafza, vencedora do Nobel da Paz, realizou uma visita emocionante à sua cidade natal, Khyber Pakhtunkhwa, no Paquistão, nesta quarta-feira (5). A visita marca o primeiro retorno da ativista ao local onde passou a infância desde que foi vítima de um atentado há 13 anos.

Em suas redes sociais, Malala compartilhou a alegria de retornar a Shangla, descrevendo o local como um lugar “muito querido para o meu coração”. Ela relembrou os momentos felizes de sua infância, quando passava os feriados brincando perto do rio e compartilhando refeições com sua família. “Foi uma alegria para mim retornar lá hoje — depois de 13 longos anos — para estar cercado pelas montanhas, mergulhar minhas mãos no rio frio e rir com meus amados primos. Este lugar é muito querido para o meu coração e espero retornar novamente e novamente”, escreveu a ativista.

Embora já tenha visitado o vale de Swat, onde foi baleada pelo Talibã paquistanês em 2012, esta foi a primeira vez em 13 anos que Malala retornou a Shangla, onde viveu antes de sua família se mudar para Swat. Na época do ataque, os talibãs haviam proibido a presença de meninas nas escolas, mas Malala continuou frequentando as aulas secretamente, relatando sua experiência em um blog.

Acompanhada de seu pai, marido e irmão, Malala chegou de helicóptero e passou três horas na região. Durante a visita, ela aproveitou para verificar o progresso dos projetos locais apoiados pelo Fundo Malala, uma ONG dedicada à educação de meninas.

De acordo com AFG, a visita de Malala foi mantida em sigilo por questões de segurança, conforme relatou um funcionário da região: “Sua visita foi mantida em sigilo para evitar incidentes. Nem a população local sabia”, declarou sob condição de anonimato.

Leia Também: Trump eleva tensão no conflito Israel-Hamas com ameaças diretas

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mundo

Putin sauda “entrada heroica” da Coreia do Norte na guerra da Ucrânia

A entrada heroica dos soldados do Exército Popular da Coreia nas batalhas...

Mundo

Trump alerta a infiltração de “mau Papai Noel” em conversa com crianças

Durante a tradicional iniciativa promovida pelo Comando de Defesa Aeroespacial da América...

Mundo

Venezuela aprova lei para proteger navios em meio a clima de guerra com os EUA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Como resposta às ações navais dos Estados...

Mundo

Notícias falsas: Por que é tão fácil acreditar nelas?

As fake news são um tema polêmico. Parte da razão disso está...